Nordeste

Da mesma maneira como o Brasil é considerado um país de terceiro mundo em relação aos países da Europa, dos Estados Unidos ou alguns países da Ásia, como o Japão, o Nordeste é também terceiro mundo em relação os Estados do Sul e Sudeste do Brasil. Entretanto, vemos turistas dessas regiões encantados com as belezas naturais do nosso Nordeste, lamentando a falta do nosso desenvolvimento social e econômico, pelo que poderíamos nos igualar aos nossos patrícios daquelas regiões.

Segundo estudiosos das áreas econômica e social, poderíamos muito bem equiparamos àqueles estados, investindo na área educacional. Daí a razão por que a base de todo e qualquer desenvolvimento está na educação, algo defendido veementemente por um político, numa campanha presidencial, que teve um baixo índice de votação, não se elegendo para o cargo que tanto pleiteava em nome da educação.

Assim, não foi só o Nordeste que não o elegeu, mas todo o Brasil, que optou por um nordestino, sem nenhuma formação superior, mas que superou a qualquer PhD, tornando-se o Presidente de todos nós.

Assim, ninguém pode se queixar de que a nossa região representa o atraso do Brasil, porque a maioria dos nossos patrícios votou em um nordestino, na esperança de que ele representasse a solução do país, apenas com a sua experiência sindical.

Partindo do princípio de que cada povo tem o governo que merece, temos um governante de origem humilde, da mais pobre região do Brasil, fruto de uma eleição livre e democrática, tendo o Brasil quebrado o paradigma do preconceito regional, sendo hoje um nordestino o dirigente maior da nação.

Assim, mesmo com o preconceito ainda existente em relação ao Nordeste, foi o brasileiro em geral que elegeu o nosso Presidente, pelo que não pode alegar a sua falta de cultura. Segundo Barack Obama, presidente da maior potência mundial, ele é “O Cara”, numa referência à sua liderança em toda a América Latina.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 27/10/2009
Reeditado em 27/10/2009
Código do texto: T1889355
Classificação de conteúdo: seguro