Lula, Jesus, Judas: qual é o problema mesmo ?!

Cada pronunciamento do Presidente é pretexto para alguma notícia fazer o Brasil tremer. Se não há notícia boa ou verdadeiramente interessante, então busca-se matéria-prima, para construir uma, na 'árvore-Lula'. Os jornais salpicados de coloração irônica: há quem diga que "muitos têm o governo que merece". E salpicados de invectivas pessoais: há quem explique, na relação causa-consequência, os "fatos" ocorridos: "o presidente faz trapalhadas porque não tem formação para ocupar o cargo que ocupa".

Assim, os jornais ficam cheios de "fatos" e opiniões que invocam a ética - aparece o Brasil moralista, aparece a notícia. Mas tenho dúvidas...

Mais me parece ser tudo isso uma falsa exploração de notícia, que acaba sendo reduzida a duas coisas: factóide e rancor.

R-a-n-c-o-r porque está mais do que claro que o que irrita uma boa parte da sociedade, habituada a assumir postura de reprimenda contra o partido dos trabalhadores, não é a estultícia do presidente, mas a aprovação do povo. E f-a-c-t-ó-i-d-e porque enquanto o Brasil entra em polvorosa por causa das gafes que o presidente comete, na prática os reais problemas correm soltos: "aliânças" entre partidos divergentes acontecem, o índice de analfabetismo funcional aumenta, a educação escolar está submersa, os sistemas de saúde e de segurança continuam precários, e o Brasil ainda ocupa uma das piores posições em IDH( índice de desenvolvimento humano). Como se pode ver não é preciso criar motivos idiotas para puxar a orelha de "Luizinho" ou em outras palavras(politicamente corretas!): não é necessário especular sobre simulacro de notícia para causar polêmica. Há problemas reais no país o suficiente para isso.

Há problemas reais no pais a espera de um jornalista competente que os identifique. Há problemas reais no pais a espera de um cidadão consciente que os denuncie. Há problemas reais no pais a espera de um político capaz que os resolva.

Alexandre Joshua
Enviado por Alexandre Joshua em 26/10/2009
Reeditado em 28/10/2009
Código do texto: T1888239