O ouro e o medo

Li um artigo na internet que falava da fragilidade psicológica dos nossos atletas nas últimas olimpíadas. Segundo, o artigo, atletas de talento comprovado, não conseguiram fazer uma boa apresentação. Foram poucos os que suportaram com equilíbrio e firmeza , a pressão que acontece em situações assim.Eram perceptíveis , o medo e a angústia, estampados nos rostos daqueles, considerados, a esperança de ouro: o ouro olímpico, dizia o artigo.E ia mais além. Houve até quem estivesse torcendo para acabar logo as provas, os nervos estavam a flor da pele.Diante desse triste episódio: o talento é derrotado pelo medo. Fica a pergunta: por que somos assim? Por que o medo e a angústia dominam as nossas mentes, enfraquecendo os nossos corpos, tirando-lhes a habilidade natural? É, talvez fosse preciso pesquisar em várias áreas do conhecimento humano para que se possa conseguir uma resposta convincente. O Nelson Rodrigues, com sua maldade angelical, acusava o povo brasileiro de não possuir preparo nem coragem para participar de qualquer competição, até mesmo um concurso de cuspe à distância.Mas não chegamos a tal ponto, creio eu. Desculpe-me o diabólico anjo pornográfico; sim, existem aqueles que têm espírito de vencedor, que não teme a adversidade, vai a luta, como um caboclo guerreiro, e consegue os seus objetivos.Vejam, se já passamos por tantos problemas, e de todas as ordens, e superamos, por que ainda nos comportamos dessa maneira? Angústia, o mundo inteiro tem, mas é necessário saber controlar os sentimentos negativos. O ouro está a nossa frente, só devemos manter a calma, a serenidade, aconselhava o autor do artigo. A coragem é uma atitude trabalhada em todas as culturas conhecidas. A bíblia fala que devemos ser forte mesmo quando a realidade não nos favorece. Sê forte, mesmo estando fraco.Pode parecer um paradoxo, a força e a fraqueza juntas.Acredito que essa máxima oferece a todos nós , a possibilidade de lutarmos sempre, mostrando fé, coragem, não importando o estado em que nos encontramos.Como sabemos, as olimpíadas de 2016 serão no Rio de Janeiro.Evidentemente que a polêmica está “ rolando” . Uns dizem que foi uma conquista , outros afirmam que é uma fantasia cara demais. Bom, não vou entrar no mérito da questão.Só espero que em casa os atletas brasileiros se comportem diferente, da China , por exemplo.Vençam , primeiro, os seus medos e as suas angústias. Até porque é isso que nós, povo brasileiro, devemos fazer , diariamente. E que Deus nos abençoe.

Soleno Rodrigues
Enviado por Soleno Rodrigues em 26/10/2009
Reeditado em 12/07/2011
Código do texto: T1887815