Gente e paz
Tem gente que tem alma colorida. Olhar iluminado. Sorriso de bondade . Ao lado delas, a gente se sente num banco de jardim florido , sem ter pressa e sem querer que o tempo passe. Ao lado delas, sorrimos para todos e rimos de tudo, como se o mundo fosse mesmo só brincadeira. Só falamos de coisas boas e bonitas, desenrugamos a testa, deixando os problemas pra depois. O sorvete parece mais gostoso , o sol não queima e a neve não gela. O tempo é infinito.Tudo fica mais colorido e ar tem cheiro de rosas.
Muitas dessas pessoas passam nas nossas vidas por poucas horas, as vezes só a conhecemos quando já somos adultos, mas a sua importância é a mesma de um irmão, de um pai, de um amigo de infância.Perpetuam nossas lembranças para o resto da vida, vão sempre estar citadas num assunto ou noutro e vamos saber até o que diriam se nos pudessem responder.O perfume que usavam ,a cor que gostavam, a comida preferida, as palavras repetidas, tudo ficará nas nossas lembranças eternamente , fazendo a saudades agigantar-se e as lágrimas caírem. Sinto isso quando lembro dos meus tios, primos, avós, sogros e pessoas amigas que se foram para sempre.
Nas fotos mais coloridas do meu álbum de lembranças estarão pessoas que me deixaram muitos ensinamentos.Pessoas existem que nos dão lição de vida todos os dias.Umas encontramos as vezes , outras só conhecemos através do que escrevem, e como escrevem! Palavras que nos fazem refletir, sonhar, viajar, aprender, pesquisar, conhecer, enternecer,gargalhar,chorar,sorrir e relembrar.
Pessoas com dom de música, conseguem enfeitar e colorir a nossa vida com notas musicais, notas tiradas do infinito da alma e que chegam até nós em sustenidos e bemóis.Enfeitam a melodia com letras que nos falam ao coração e a razão.
Mas aquele que passa por nós na rua ?De vez em quando, eu cumprimento, sim, pessoas desconhecidas. Ofereço sorrisos, olhares generosos, pequenas delicadezas. Há quem pareça se assustar e sequer retribua, o coração contraído demais para a gratuidade do gesto. Tem vez também em que oferto uma outra espécie de presente, que quem recebe jamais saberá que eu dei. Pode ser para alguém que eu sinta estar triste ou para alguém que eu perceba estar muito feliz, não importa. Não há lógica nem regra a ser seguida. Sem fazer ruído, a minha vida dirige para aquela pessoa a intenção de que a vida dela seja abençoada. Simples assim. Olhar alguém com amor, de perto ou de longe, é um jeito instantâneo de prece, eu acho. Realmente estamos todos em família na humanidade e que a paz que dizemos querer precisa começar no coração da gente. Na maneira atenta e generosa com que cuidamos de nós mesmos. Nos gestos delicados que estendemos aos outros. Grátis! Porque é assim que o ser humano começa dar um passo em direção à paz.