RICOS E POBRES
A questão da riqueza e da pobreza, é muito mais complicada
do que pensa a maioria das possoas. Não podemos negar que existe
omissão por parte das autoridades no que se refere às condições
em que vivem uma grande quantidade de pessoas em estado de pobreza.
E sabemos também que que em muitos lugares, pouco se faz para ajudar os pobres a serem menos pobres. Mas existe o outro lado da moeda.
A maioria dos ricos, não nasceram ricos. Pelo menos os pais e avós
que deixaram herança para quem nasceu rico. E não são poucos, os que não conseguem conservar a riqueza herdada, e terminam na pobreza.
Então, porque uns conseguem enriquecer, começando do zero e outros não?
Porque alguns multiplicam sua herança e a transforma numa grande fortuna, enquanto outros perdem tudo, se endividam e ficam sem nada?
Nem todos teem capacidade para administrar e conservar bens. Nem todos sabem lidar com o dinheiro, fazendo-o aumentar, e gerar riquezas.
Sabemos portanto, que se toda a riqueza do mundo, fosse dividida
em partes iguais para toda a humanidade, e concedesse a cada
um a mesma oportunidade, a maioria acabaria sem nada, e menos
da metade prosperaria e voltaria a posuir riquezas.
Mesmo que no passado, muitos enriqueceram a custa do trabalho escravo e da exploração do trabalhador, em longos horas de trabalho e um salário miserável, sabemos também que infelizmente, muitos não teriam nunca, a capacidade de enriquecer com estas mesmas condições.
Atualmente, nos paises desenvolvidos, qualquer pessoa que tiver capacidade, nada o impedirá de montar seu negócio, se tornar um empresário de sucesso e ganhar muito dinheiro. Nas empresas em que trabalhei, meus patrões tinham orgulho de dizer que começaram com um pequeno negócio e chegaram a grandes empresários.
Creio também que não há interesse por parte do governo em conservar
pessoas pobres e miseráveis, pois "miseráveis, famintos e sem estudo",
não poderão trabalhar nas grandes empresas e ajudar o país a crescer.
É o caso das escolas: em muitos lugares podem faltar, mas as cidades em que teem escola para todos, estão cheias de jovens que abandonam os estudos porque não gostam de estudar. Muitos, até são trabalhadores e trabalham em serviço pesado, mas não podem subir para um cargo melhor e ganhar mais. Culpa só deles, por não terem estudado.
Camélia La Branca
22/10/009
....................***.............................