Viver a Vida
Cada um, à sua maneira, opta por um estilo de vida, buscando construir a sua própria felicidade. É relativo o modo como as pessoas, principalmente os jovens, dizem estar “aproveitando a vida”. Por alguns, somos vistos como “caretas frustrados”, porque não tivemos ou não quisemos ter a liberdade de ficar à mesa de um bar até o dia amanhecer. Impusemos limites a essa liberdade, por consideramos que assim como a alimentação, a bebida também deve ser consumida com moderação.
Mediante a alegação de que precisam “aproveitar a vida”, alguns jovens exageram na bebida ou até mesmo nas drogas ilícitas, abreviando a própria vida, não chegando além dos 30 anos. Com os seus potentes carrões estacionados ali próximos aos bares, fazem deles uma máquina mortífera, saindo a toda velocidade, pondo em risco não só a vida deles como também a dos outros. Jovens universitários, com um futuro brilhante a sua espera, eis que a poucos quilômetros dali se envolvem em acidentes fatais, interrompendo não só os seus próprios sonhos, mas também o de seus pais. Para eles a Lei-Seca não funciona. Não são abordados por policiais, pelo temor de que em sendo “filhinhos de papai”, a represália recaia sobre o agente da abordagem e não sobre o abordado.
Como em tudo há exceções, há também jovens extremamente responsáveis que, por entender o verdadeiro sentido da vida, dedicam-se aos estudos nessa fase primorosa, sem abdicar de seu lazer, de forma saudável. Conscientes de que são os responsáveis pelo progresso de amanhã, quando, em consequência do tempo, os atuais profissionais não mais existirem, assumem, desde já, a incumbência de sucedê-los para o seu próprio bem, da família, da sociedade e de toda a humanidade. Isto sim, é que é saber VIVER A VIDA.