Pensando sobre o dia do poeta, um dia depois...
 
Preocupo-me com a mania de dar definições, datar começo e fim para as coisas, como se elas não tivessem vida própria e uma maneira única de ser...
Convenções são coisas humanas, mas nem por isso me conformo com elas!
Assim penso sobre o dia dos poetas, como se estes seres “especiais”, cheios de talentos e mistérios, fossem uns poucos e não estivessem dispersos sobre todos os cantos e recantos do globo terrestre.
Comemorei  ontem, o dia dos poetas, procurando um poema, um verso que fosse para homenagear a tantos e todos que pusessem os olhos em meu escrito...
Dormi e acordei inquieto!
A poesia é um atributo da vida e esta impregnada em tudo o que vive!
O poeta é o arquiteto que molda materiais e matérias, através das palavras, numa linguagem própria, ás vezes culta, outras vezes nem tão cultas.
O poeta é um ser que consegue com sua imaginação dar um corpo e uma roupagem para a poesia, imaterial e sensorial, que tem suas origens em um pensamento e um sentimento, que é ao mesmo tempo pessoal e universal.
É uma fantasia pensar que a poesia é um produto único de nossos esforços mentais, intelectuais e uma expressão de nossos sentimentos pessoais.
A poesia é um conjunto de vários elementos, que filtrados por nossos sentidos, vão tomando forma com o trabalho de nossas penas, de nosso ordenamento das teclas do computador.
Somos os poetas, seres colhidos, dentre muitos, pelo gosto pelas palavras, pela estética nas construções feitas com elas, mas não somos menos ou mais que aqueles que não apresentam esta inclinação.
Pois eu acredito piamente que a poesia é um elemento vivo, dinâmico, presente em nossas realidades concretas e nas psicológicas, mentais, espirituais...
O que define para mim um poeta é o seu preparo para colocar no papel de forma ordenada, estética, única os seus pensamentos e sentimentos, que lhe acorre ora pelo que chamamos de inspiração, ora por um trabalho de observação acurado, ora por uma atenção atenta a tudo que o cerca.
A poesia esta em tudo!
Na felicidade e nos infortúnios, na bonança e nas tragédias, na vida que nasce, na que finda!
Fico esperando acordar um dia e notar que todos dão uma atenção mais profunda a tudo o que existe em sua volta, e que interfere em suas vidas...
Se estas pessoas tiverem um preparo melhor, vão ser ótimos poetas...
Se estas pessoas não tiverem este tal preparo, ainda assim teremos poesias, inacabadas, mal formuladas, mas ainda assim poesias...
É claro que nem todas as pessoas têm inclinação para matérias de humanidades, especificamente para a área de letras, mas mesmo assim, são e sempre serão, poetas em potencial.
O dia do poeta é todo dia!
Pois a poesia não escolhe dia nem hora para mostrar-se, esperando apenas que uma mente atenta, que sentimentos acurados a colha e a coloque á mostra.
Costumo notar que ás vezes, as poesias mais belas, são aquelas que eu não escrevi, as quais eu nem tinha como notar a presença imaterial em mim...
E estão implícitas num ato, num olhar, numa fala, num acontecimento dos quais fui apenas um observador...
E ao expô-la no papel, apenas reporto a outro o que foi observado e sentido, se ao fazê-lo o fiz com pericia, ai sim pude mostrar  um pouco de talento.
Se ao fazê-lo, o fiz de forma que não esteja a contento, fica patente a minha imperícia com o trato com as palavras, mas a poesia esta não muda em nada, existe ainda assim... Imaterial e pura, á espera que outro a colha em sua plena forma!
A poesia paira sobre os homens como um perfume que evola no ar, basta apenas os seus sentidos percebê-la!
Quantos são poetas e poetisas sem ao menos saber!
Feliz dia para todos eles e elas, feliz todo dia do poeta para todos nós!
 
Edvaldo Rosa
21/10/2009