Um "Helicóptero-Olímpico" em chamas cruza os céus da cidade Olímpica.

Um “Helicóptero-Olímpico” em chamas cruza os céus da cidade Olímpica

A Tocha Olímpica, ou Fogo Olímpico, é um importante símbolo das Olimpíadas. Comemorando o roubo do fogo do deus grego Zeus por Prometeus, sua origem reside na Grécia Antiga, onde o fogo era mantido por toda a celebração nos Jogos Olímpicos da Antiguidade. A Tocha Olímpica, com seu significado ancestral, foi reintroduzida nos Jogos Olímpicos de 1928, e faz parte das Olimpíadas Modernas desde então. O percurso da Tocha Olímpica foi introduzido nos Jogos Olímpicos de Berlim 1936.

Atualmente, a Tocha Olímpica é acesa vários meses antes da Olimpíada no local dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, em Olímpia na Grécia. Onze mulheres, representando o papel de sacerdotisas, realizam uma cerimônia na qual a Tocha Olímpica é acendida pela luz do sol com seus raios concentrados por um espelho parabólico.

O revezamento da Tocha Olímpica termina um dia antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. A última pessoa a levar a tocha é tradicionalmente mantida em segredo até o último momento e geralmente é uma celebridade esportiva do país anfitrião. Ela corre até a pira, geralmente colocada no topo de uma grande escadaria, e então a acende com o Fogo Olímpico. Depois disso, o Fogo Olímpico queima na pira até ser apagado na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos.

A cada edição tenta-se acender a pira olímpica de maneiras mais belas e originais. Na cerimônia de abertura da Olimpíada de 1992, em Barcelona, os espanhóis resolveram inovar ao acender a pira olímpica, fazendo isso com um arqueiro disparando flecha com o Fogo Olímpico que deveria cair na Pira e acendê-la. O arqueiro atirou a flecha e então a pira olímpica acendeu! Tudo certo, incrível! Ou não? A filmagem de um cinegrafista amador mostrou a farsa ao revelar que o arqueiro disparou a flecha por cima da pira, a qual foi acesa por dispositivo automático.

Penso que temos 2016 motivos para torcermos por todos os cidadãos-atletas que vivem na cidade maravilhosa. A começar pelos familiares-atletas dos policiais-atletas mortos e dos policiais-atletas feridos por ocasião da queda do helicóptero da Policia Militar. E por todos os familiares-atletas que tiveram seus entes queridos vitimados nesta penúltima barbárie.

O mundo inteiro viu e verá que aqui é cidade olímpica mesmo, é tiro ao alvo, não importando o que, ou quem, seja o alvo; é montanhismo a fim de alcançar os topos dos morros; teste de resistência em subidas e mais subidas nas escadas das favelas; é saltar barreiras e mais barreiras levantadas pelo tráfico; é viver nadando nos mares das promessas governamentais, sabendo que morrer na praia é o fim da grande maioria... Ufa!!!

Alguém avise ao C.O.I. (Comitê Olímpico Internacional): “Coi, mais coi muito que lá vem bala!!!”, e tragam a tocha apagada, pois, por aqui já tem fogo pra tudo quanto é lado.

E quanto aos Governos (federal, estadual e municipal), façam o que PROMETEUS, assistindo a tudo na sala VIP do COLISEU CARIOCA e quanto a nós cidadãos-atletas torcemos uns pelos outros, porque os LEÕES estão soltos.

Nele (Jesus Cristo) que é a nossa única e verdadeira esperança, para que este cenário mude para melhor, antes que a cidade inteira Pira em Chamas.

Um Abraço

Luiz Otávio

20 de Outubro de 2009

Duque de Caxias

Luiz Otávio
Enviado por Luiz Otávio em 20/10/2009
Código do texto: T1877078