== SUS - Um sistema falido?! ==

Utilizar o Sistema Único de Saúde pode ser uma experiência desastrosa ou até mortal, infelizmente. O que era pra ser socorro para o povo às vezes se torna um pesadelo.

Não é a primeira vez que necessito recorrer a este serviço. E novamente me vejo sendo tratada como uma ameba.

Os hospitais não estão preparados para tratar do povo. Pelo menos não os hospitais públicos...Sinto um imenso descaso [salvo algumas raríssimas exceções] no tratamento ao paciente.

Quando recorremos a este tipo de serviço não é porque achamos politicamente correto utilizar algo que é de direito nosso. Quando utilizamos este serviço é, na maioria das vezes, por não possuir outra saída, porque ser tivéssemos como utilizar outro serviço, via convênio ou particular, utilizaríamos de muito bom grado.

É uma pena ver que um sistema que se intitula de ÚNICO não atender às nossas necessidades como ser humano. Pra mim ser único quer dizer ser especial. Não necessitar de outros meios pra tratar de sua vida, que é ÚNICA.

Em meio à tanto dinheiro gasto com jogos, com a ambição [até louvável claro] de sediar copas e olimpíadas... quando necessitamos tratar de nossa saúde, não há a devida atenção.

Cheguei no Hospital Regional por volta das 16 horas da tarde. Depois de ser atendida no balcão de atendimento, eu e minha filha [ pré-escolar de pouco mais de três anos] fomos encaminhadas ao consutório médico [ salientando que é este, um serviço de urgência-emergência]. Esperei sentada, numa saleta pequena e quente por quarenta de cinco minutos. Depois disso um enfermeiro pediu que eu desse licença porque a sala seria utilizada para fazer outras triagens.

Sai da sala, já desiludida. Confesso que se tivesse como pagar consulta e exames eu teria ido embora com minha filha.

Seria a pediatra a culpada da demora? Não... A pediatra estava passando visita na pediatria, dando alta, prescrevendo, etc. Fazendo o serviço que lhe cabe fazer. Errado é, ter num hospital do tamanho do Regional, apenas um pediatra.

Depois de mais ou menos hora e meia fomos atendidas. Rapidamente a pediatra pediu um RX e em menos de 15 minutos eu já estava com o exame em mãos. Voltei pra sala da médica e fui encaminhada para a observação. Minha filha, ali, faria um exame de sangue e seria medicada até receberem o resultado do exame em questão.

O que era pra ser rápido - coisa de umas duas horas no máximo - se tornou algo longo e torturante.

Acabei passando a noite ali com ela, sem ser medicada corretamente, apesar de todos as minhas reclamações. Só saímos dali 24 horas depois. Se não necessitava de internação, porque fizeram com que eu e ela esperássemos num quarto sujo, fétido e mal ventilado pra receber um diagnóstico que poderia ser tratado em casa?

É triste. Faz com que nos sintamos péssimos como seres humanos.

.

Milena Campello
Enviado por Milena Campello em 18/10/2009
Código do texto: T1874067
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.