O ser professor

Sei que é dia dos professores, mas quero mandar um recado para todas os cidadãos. Para as mulheres, homens, crianças e bebês. Cada um tem um pouco de professor dentro de si.

Afinal, o que é ser professor?

O dicionário Aurélio diz que:

Professor

s.m. O que ensina; mestre: a escola tem bons professores. // Professor assistente, membro do ensino superior que organiza os trabalhos práticos e colabora nas pesquisas. / Fig. Pessoa versada em belas-artes. / Pessoa que professa em público a verdade de uma religião. / Pessoa que exerce alguma arte liberal. // Professor catedrático, o que conquista a cátedra em concurso de títulos e provas.

Pois bem.

Os bebês são ótimos mestres em ensinar os pais sobre "situações problemas" da nossa amada matemática, meteorologia, pois devem saber a hora certa de se alimentarem, honrar compromissos, a se organizarem, mostram que o casal que se aprontavam em meia hora e tudo resolvido, agora tem que pensar com muita antecedência e melhor...se vai ter microondas pra esquentar o leite, se prevenir com roupas extras...de frio, de calor,de tudo um pouco, isso leva tempo!!

Ensina os adultos a serem crianças novamente, brincando, sentando no chão, ensinam como é bom andar descalça novamente.

Ensinam o valor de uma soneca, pra repor as energias.

Ensina como conseguir as coisas...(geralmente é no choro)

O bom é que os bebês e crianças amam a literatura, e esses pequeninos seres, como excelentes professores literários, já conhecem TODOS os livros e história e mesmo assim pedem pra repetir e repetir, às vezes querem algo diferente e você já não sabe mais de onde tirar tanta história.

Conhecem bem sobre geometria, altura (colo em pé, colo sentado).

Na língua portuguesa, como é lindo ouvir as primeiras palavras, mais lindinhas sendo balbuciada pelos pequeninos lábios. Algumas vão aki: Anacauina, Vicão, Muquinha, Chichilia (leia-se Ana Carolina, Vitão, Luquinhas, Cecília).

Já os "aborrecentes" ou melhor "anjolecentes" são mestres doutores na matemática e ensina os pais a terem mais domínio próprio, ensinam os números naturais de 1 a 3 novamente, senão, o bicho pega!!!

E os números dos calçados...parecem canguru...pula, e pula ....nem terminam de pagar a prestação, já não servem mais.

Ah...são ótimos professores em biologia, com as mudanças hormonais...espinhas, humor...afff que fase!!!

Em antropologia, querem saber tudo, onde, como, por quê...nasceram e tudo o mais. Aqui entram novamente na área da matemática fazendo equações numéricas como, por exemplo: idade dos pais, subtrai o tempo de casamento, multiplica pelo tempo de gestação e o resultado sai na frente de um vendedor de portas!!!

São ótimos mestres mesmo. Nos ensina a rir das situações hilárias, não tem o q fazer!

Os adultos, por sua vez, são belos professores, em artes cênicas, pois devem ensinar as crianças nos caminho em que devem andar, ensinar os modos de viver e condutas para viver em sociedade.

As mulheres ensinam sobre a convivência em casa, ensinam os filhos a comerem, serem educados na casa dos outros, não fazerem bagunça na casa da tia Lena, eu juro que eu faço a minha parte!!! Nos relacionamentos entre os irmãos, filhos x pai, mulher x marido, casa x trabalho, enfim, são elas que estão no comando das coisas. Mostrando com o próprio exemplo aos filhos como é ser uma mestra em artes maciais também. Matando um leão por dia.

E aos idosos que não são tão idosos assim, chamaria de mais experientes, mestres doutores, que ensinam a todos, principalmente aos adultos, que não precisam se afobar tanto nas coisas, a se dedicarem mais aos filhos, aos pequenos valores da vida, aceitar as "árvores tortas" e que TUDO passa.

Exemplificam com a própria vida, como é gratificante levar uma vida correta, com princípios familiares cheio de amor.

Enfim, todos somos grandes mestres.

A diferença é que cada um no seu momento.

Parabenizo a todos e que continuem ensinando e mais do que isso, abrindo a mente pra aprender, mesmo que seja com os bebês.

Porque as pessoas só passam algo adiante se receberem, seja com exemplos, palavras ou gestos.

Desejo a todos um feliz dia dos professores!!!!

Com carinho,

Professora Elô

Elô Bocaiuva Santos
Enviado por Elô Bocaiuva Santos em 17/10/2009
Código do texto: T1872006