A MINHA TRISTEZA


 A minha tristeza é o tamanho de alguma coisa ou muitas coisas que nem sei, e nem interessa.

A minha tristeza é igual à sua quando perde e aceita. Ou aceita nem sabe porquê aceitar. É a vida.

A minha tristeza não é sabida, tal como você , um dia inesperadamente, nem pensava nada, mas vê uma coisa bonita e seu sentimento vem à tona.

A minha tristeza é a tristeza do mundo. Ela bloqueia pensar e sentir as emoções outras.

A minha tristeza não é constante, até esqueço dela. Mas ela me pega desprevenida quando lido com as coisas e gentes boas.

A minha tristeza está nessa foto tirada no feriadão recente, no meu sítio, quando encontrei com minha gata Nenem. Eu a abracei e desatei a chorar, era tanto amor e saudade: uma simples gatinha
que amo e me quer bem também e, no abraço, senti tudo e todas as coisas que estão me afastando da vida e me aproximando da morte.

Tudo que me é caro está se afastando de mim, como o meu país, o nosso povo, os filhos, os netos que não tenho, os colegas, os amigos que não fiz. E eu mesma estou me retirando de mim.

Amigo que me lê não se perturbe, ao contrário, sinta-se grande pois estou confiante em sua compreensão e me faz bem saber e sentir.

Em geral sou muito alegre até, mas hoje não estou tão teimosa, estou corajosa.

E sei que a minha tristeza é a sua também, uma ou outra vez rara, que acontece, depois passa e volta tudo ao comum.