AOS RECANTISTAS

Estive lendo, aqui no Recanto das Letras, alguns textos falando sobre os comentários feitos. E me chamaram a atenção duas coisas. Uma delas é sobre comentários sem muita profundidade, apenas elogiando, como se o comentarista o fizesse sem ler o texto, apenas para beneficiar alguns, aumentando o número de leituras que aparece junto ao nosso perfil. A outra é sobre opiniões contrárias, que acabam melindrando o escritor.

Não sei até que ponto isso tem razão de ser. Se os primeiros têm por finalidade apenas aumentar o número de leituras em seu perfil, sinceramente, não sei o que ganham com isso. Quantidade nunca representou qualidade. Bajulação nunca deu Nobel a ninguém e ninguém vai se tornar escritor de sucesso apenas empurrado por opiniões desse tipo. Se o texto não for bom, não passará disso e mesmo que o campeão de comentários consiga editar um livro, terá que enfrentar a crítica especializada e aguardar, talvez para sempre, que ele saia das prateleiras. Porque estar nas livrarias, não significa vendas. Já conheci muitos "escritores" que não passaram de um livro só, com uma vendagem inexpressiva. Portanto, não vamos encher nossa "bola" só com elogios. O que vale é o comentário embasado e crítico, que ajuda a melhorar nossos pontos fracos para um dia, quem sabe, fazermos parte dos bons, dos que conseguiram e não sermos apenas mais um que lota as prateleiras.

Quanto aos segundos, sou a favor das opiniões de peso, que comentam conscientemente e com conhecimento de causa. Esses são os verdadeiros. São aqueles que nos dão força e nos mostram o caminho a seguir. Se o comentarista pensa diferente de mim, isso não quer dizer que estou errada, nem ele. A liberdade de expressão, a diversidade de opinião é que nos confere a legitimidade e a verdade dos nossos escritos. Ninguém jamais vai agradar a "gregos e troianos". A opinião contrária, muitas vezes, é a mola mestra que nos impulsiona para cima, que nos faz rever e repensar, e é ela que pode nos levar ao sucesso. Que bom seria se todos os comentários fossem críticos, pois assim teríamos oportunidade de "arrumar a casa"!

Eu leio os textos até o fim. Minha preferência literária é a crônica (embora ame, entre outras, as poesias da Rubra Rosa e da Lu Genovez) e sempre que tenho elementos bem embasados, procuro contribuir com minha opinião, para que o texto se aprimorize. É a forma que encontrei para incentivar a boa crônica e o autor dela (cito Julia Lopes Ramos, T.M.Alvariz e Dante Marcucci, entre outros).

Devemos ter em mente que fazemos parte de uma comunidade virtual, que reúne pessoas das mais variadas origens, saberes, culturas e vivências. Somos amadores, na grande maioria e, com raras exceções, não temos obras publicadas. Alguns estão na busca delas e eu desejo que consigam. Nós outros, que entramos para o RL com o intuito apenas de mostrar nossos escritos, devemos ser felizes porque estamos dividindo nossos sonhos, nossas frustrações, nossa vivência, nossas alegrias, com pessoas que também querem dividir as suas.

Não estamos aspirando uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, portanto não temos que provar nada a ninguém. Discussões são inúteis e não levam a nada. Boicotes estão apenas nas mentes pequenas. Deboches mostram alguém infeliz ou invejoso, que está do outro lado da telinha. Sejamos superiores na nossa humildade e continuemos a escrever. Porque existem verdadeiras pérolas de pensamento, mesmo nos escritos com pequenos erros de português. O que vale é o sentimento, a emoção que a poesia, o artigo, a crônica passam. De que adianta um texto primorosamente escrito, dentro da mais rígida norma gramatical, se ele não atinge o coração de quem lê?

Quanto a mim, escrevo e publico poesias e crônicas que são pedaços de mim e eles vão recheados da mais pura verdade e emoção. Agrado a todos? Não sei. Só sei que quero escrever e repassar vivências que auxiliem outros seres que enfrentam dificuldades que já enfrentei, que estão necessitados de uma palavra de amor, de carinho, de incentivo e de verdade.

Termino escrevendo algo que já coloquei em outra crônica: se eu atingir um só coração que seja, já terá valido a pena me expor.

PAZ e LUZ neste lindo RECANTO!

Giustina
Enviado por Giustina em 17/10/2009
Reeditado em 06/02/2014
Código do texto: T1870897
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.