“POESIA É A ARTE DE EXERCITAR A ALMA”
Se ouvir fosse uma forma de ver
Enxergaria, ao escutar o silêncio
Nessa minha vida há calma demais
Grito mudo, no lugar dos meus ais
(versos do poema “Em silêncio” de
Dolce Vita)
Novalis, pensador e poeta romântico alemão deixou dito que “poesia é a arte de excitar a alma”; T.S. Eliot , poeta e crítico norte-americano, que se naturalizou inglês, disse que “toda grande poesia é uma visão do mundo”; Coleridge, poeta e esteta britânico , propunha que poesia fosse “ as melhores palavras em sua melhor ordem”.
Com a fundição dessa tríplice conceituação, fica dito que , poesia é a arte de excitar a alma com visão do mundo através de melhores palavras em sua melhor ordem
Há quem diga também, que poesia custa quase nada e é como o ar e a água, passa de boca à boca.
Referendada pelos conceitos enumerados, é que reafirmo: todo ser humano é “um poeta-trágico”. Poeta, porque é iluminado pelo senso de beleza; trágico, porque é ensombrecido pela consciência de sua finitude.
Fico imaginando, no silêncio da noite, em qual canto de sofá, em qual cama não compartilhada existiriam criaturas solitárias, que por conta de uma dor, de uma saudade, de um amor perdido ou de um amor achado, teriam as mãos ávidas repassando manuscritos à procura de palavras que fossem ao encontro desses sofrimentos. Seriam folhas copiadas... fragmentos de poemas escritos numa noite insone...
... “A noite e o meu coração / pedem seu toque /para aninhar toda emoção /contida, muda, mas viva / ardente vontade / doce, submissa e altiva”.
( versos do poema Para você – Evelyne Furtado)
**********************
Talvez, quem sabe..., alguém se contentasse com versos soltos....
Quis um amor calmaria
Verde
Branco
Praia em foto
Encontrei você
Ventania
Maremoto
(versos do poema “Natural” de Nena Medeiros)
******************
Coração calmo
fecho a janela
pego um livro
marcando a página
palavras de Clarice Lispector
“O MES PASSA RÁPIDO. LONGOS SÃO OS DIAS”
(versos do poema “Te solto deixe-me livre de Malu)
********************
A indiferença magoa
O silêncio devasta
A razão alerta:
Afasta-te!
O coração insiste
Resiste!
(versos do poema “Partida de Léia Batista)
********************
Nova manhã, despertei...
O sonho de mim fugia
E para onde – nem sei!
Era apenas poeira
Que no ar se desfazia
(versos do poema “Poeira de Sonhos de Milla Pereira)
*********************