QUANDO OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS...

PSIU, PSIU...

DE BINÓCULOS...SOB ALGUNS DOS TAPETES VERMELHOS...

Há um fato muito curioso que ultimamente domina a mídia das propagandas governamentais aqui por Sampa, e também por parte dos governos estadual e federal.

Prestes a chegar mais um ano de eleições, e as obrigações do governo como com a educação, saúde e habitação parecem que foram todas resolvidas.

Vivemos por aqui uma epidemia de gastos do dinheiro público com propagandas megalomaníacas em tudo quanto é horário nobre da televisão. Isso porque dizem que é proibido usar a máquina!

Imaginem se não fosse!

Parece até um concurso de mitomania que, sinceramente, se fosse para votar no melhor mitômano eu me perderia na escolha.

Enquanto tudo está ótimo, mais um imposto para a saúde descaradamente nos ameaça, o Enem foi cancelado por FRAUDE gerando sérios problemas na vida dos vestibulandos do país inteiro, e nunca se viu pela cidade de São Paulo tanta gente desabrigada por catástrofes em construções clandestinas, bem como tantos moradores de rua.

Ainda outro dia, andando pela zona cerealista de São Paulo a registrar algumas fotografias, fiquei impressionada com a pobreza espalhada pelas calçadas e sob os viadutos.

Quanto à nossa saúde PÚBLICA, por intermédio de leis votadas na calada da noite na assembléia legislativa de São Paulo, sob a euforia míope dos brasileiros pela copa de futebol e pelas olimpíadas, está gradativamente sendo entregue à iniciativa privada, com a desculpa de que se otimizará o gerenciamento através do que chamam organizações sociais.

A meu ver são ONGS da saúde pública, amparadas pelos políticos, para que equipamentos de saúde como hospitais estaduais DE PONTA e unidades de atendimento básico (UBS) sejam entregues ao gerenciamento dos já consagrados hospitais da rede privada de São Paulo, que passam então a serem sociedades "beneficentes" para o atendimento da população, inclusive dos convênios oferecido pela medicina de grupo.

Assim , em clima pré eleitoral a população se encanta com a perspectiva de ser atendida pelos serviços de saúde tidos como "elitizados" igualmente ao que é oferecido aos políticos "de peso", que têm garantidos todos os seus direitos constitucionais, e até os holofotes políticos quando adoecem!

Assim TODO O EQUIPAMENTO DE SAÚDE PÚBLICA, COMPOSTO POR ESTRUTURA FÍSICA E APARELHAMENTO TECNOLÓGICO FRUTO DO INVESTIMENTO FEITO COM DINHEIRO PÚBLICO, ENTENDA-SE IMPOSTOS!, PASSAM PARA O PODER GERENCIAL DA INICIATIVA PRIVADA, INCLUSIVE A CONTRATAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS QUE NÃO SERÁ MAIS VIA CONCURSO PÚBLICO. FICARÁ A CRITÉRIO DO GESTOR.

O QUE ME PERGUNTO: QUAL SERÁ O TAL CRITÉRIO DE ESCOLHA PARA SE SELECIONAR PESSOAS PARA TRABALHAREM NO QUE É PÚBLICO?

O QUE OCORRERÁ COM OS CARGOS DE QUEM É CONCURSADO?

Ninguém sabe ao certo responder tais questões.

Não sou advogada mas sei ler A CONSTITUIÇÃO que diz claramente que saúde é dever do Estado e o SUS é a universalização do atendimento em saúde; e que para se trabalhar em órgão público é necessário concursos ou processos seletivos também públicos.

Fica difícil acreditar que um paciente SUS seja priorizado da mesma forma que um paciente de convênio "VIP".

E TEM MAIS: QUEM CONTROLARÁ O REPASSE DE VERBA DO DINHEIRO PÚBLICO PARA O GERENCIAMENTO PELO PRIVADO?

A meu ver tais ORGANIZAÇÕES SOCIAIS (O.Ss) configuram um sério e gravíssimo ataque à nossa Carta Magna, e favorecem o clientelismo político, uma prática mais que conhecida por nós brasileiros, em todos os setores da vida pública, inclusive no sagrado CONGRESSO NACIONAL.

É deveras preocupante o rumo pelo qual nosso país se norteia.

Depois do último massacre do campo no qual as laranjas viraram suco para adubar a "terra de ninguém", penso que agora é a vez do rolo compressor sobre a nossa Constituição.

Para mim, um perigoso começo do fim, quando os fins justificam os meios...

MINHA ESPERANÇA É QUE A JUSTIÇA ACORDE, PORQUE EU AINDA ACREDITO EM PAPAI NOEL...e em milagres de Natal.