A FEIJOADA DO JAIME

Fica no Pina, o bairro famoso por tradição boêmia do Recife, com sua praia de águas mornas, sua peixada do Maxime, seu Cassino velho e de passado glorioso.

O Jaime morreu, mas a família continuou o negócio rendoso da feijoada. Depois do restaurante d’O Buraco da Otília, é talvez a casa de pasto mais interessante deste meu Recife velho de guerra.

O lugar é simples, estreito e comprido. Você entra e compra logo a ficha no Caixa, que de lá não sai nada sem fichinha. Há pouco custava Cr$7,00, mas como tudo aumenta, ela já está valendo uma do Santos Dumont (Cr$10,00). No sabor vale mais do que isso, garanto.

Você chega, sem cerimônia (o lugar é simples, já disse), compra as fichas, entra na fila pequena (a fila é sempre de três, quatro pessoas com as panelas vazias debaixo do braço, mas é constante. O movimento é de alta rotatividade. Lá fora, os carros esperando, com os familiares de água na boca) e logo está no balcão, com o Irineu, gordo e de avental branco à cinta, perguntando-lhe:-

“- O que é que vai aqui, patrão?”

Justifica-se a pergunta porque os panelões fumegantes contém apenas o feijão, de tempero inigualável. Os ingredientes, costeleta, rabo, lombo, toucinho, paio, tripa de porco, etc., que complementam a famosa feijoada, são adicionados à parte. O legal é isso:- você escolhe os pedaços que mais lhe apetecem!...

Já servido, panela cheia e efervescente, você não pode ir embora sem antes, próximo à saída, experimentar o aperitivo “Ele e Ela”, o qual é composto duma xícara de caldinho de feijão e duma pinga com limão, “Serra Grande”, “Pitu” ou tantas outras de marcas menos conhecidas mas de sabor incomparável, eis que Pernambuco é a terra das melhores aguardentes.

Mas se você está com um amigo e quer se deleitar com a atmosfera simpática do ambiente, é melhor pedir logo uma cerveja bem gelada e esticar o papo, enquanto o Irineu escolhe os pedaços prediletos para a sua feijoada.

Ao sair, receberá o cumprimento amigo de uma das senhoras donas do estabelecimento, ou da própria filha do Jaime, Cristina, universitária bonita e educada, que lhe desejarão bom apetite, felicidades e ... até o próximo sábado!

-o-o-o-o-o-

Recife, 19/02/74

RobertoRego
Enviado por RobertoRego em 14/10/2009
Código do texto: T1864803
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.