Oferendas nossas de cada dia

Quando acordamos a vida já está nos ofertando aquele sol maravilhoso, ou o necessário dia de chuva que nos convida e quietude e reflexão.

De nossa parte podemos também ofertar um sorriso para quem ainda não compreendeu que até mesmo o sofrimento é uma dádiva divina para que façamos dele um caminho para retornar à felicidade.

O trabalho nosso de cada dia é também oferenda da vida, a nossa pessoa, para que tenhamos ali o pão do corpo e o aprendizado que alimenta também a alma.

A pessoa difícil, para quem igualmente difícil é a nossa presença, é oferta da vida para que aprendamos que o amor verdadeiro é edificado em nós através do exercício diário da convivência entre os diferentes.

Mas, se temos este pequeno conhecimento que liberta nossa alma da pretensão de sermos melhores que alguém, podemos também ofertar compreensão, oração e todo nosso respeito a estes irmãos, que como nós, na maioria das vezes, apenas acreditam, de fato, estarem com a razão.

A vida nos dá toda a matéria-prima da felicidade, com muita elegância, porque o faz com muita discrição e sem cobrar nada em troca. Fazendo com que acreditemos ainda que fomos nós mesmos que descobrimos isto ou aquilo, que tivemos a inteligência para conquistar ou desbravar algo, que se não fosse nós outro com certeza o faria.

Nós, no entanto, estamos sempre preocupados com o que a vida tem a nos oferecer, sem ao menos cogitar que através das oferendas que transbordam em nossas existências, pela bondade divina, como sejam, a capacidade de pensar, trabalhar, olhar, nos relacionar, nos comunicar, entre muitas outras dádivas, podemos oferecer aqueles que nos cercam alegrias indizíveis, que enriquecem a quem recebe e a quem doa.

Maravilhosa lei de Ação e Reação, que nos ensina que somente temos aquilo que ofertamos. Ainda, e principalmente, que o façamos e maneira desinteressada.