O TERCEIRO DESEJO !

 

     Vamos supor que estamos caminhando numa praia deserta. A areia clarinha faz um belo contraste com as águas verdes do mar, com o céu azul e tudo isso, toda essa beleza sendo apreciada com o toque de uma brisa suave.

    Agora imagine que estamos completamente distraídos e de repente, sem nenhum aviso prévio, tropeçamos numa garrafa de vidro transparente.

     Olhando bem, percebemos que a garrafa está fechada com uma grossa rolha contendo no seu interior grossos rolos de uma fumaça de um azul bem clarinho.

    Como somos curiosos, é claro que vamos abrir aquela garrafa com aquela fumaça azul e qual não seria nossa surpresa se dela surgisse um gênio bem gordo, de pele azulada, desses que a gente via e lia nos livros de historias infantis.

    Evidentemente vamos levar um enorme susto mas logo a seguir o tal gênio, parente próximo daquele outro gênio milenar das histórias do Aladim , com sua voz rouca e potente nos tranquilizaria, afirmando que não deveríamos ter medo da sua presença.

    Depois de dar algumas sonoras gargalhadas vai nos conceder a possibilidade de formular três pedidos, realizar três desejos.

    Tenho absoluta certeza de que qualquer um de nós não teria nenhuma dificuldade em escolher três dos seus maiores sonhos para serem realizados, para se tornarem concretos. Os problemas começariam quando o gênio só nos concedesse trinta segundos para informar quais seriam esses três desejos.

     É lógico que a surpresa, a estupefação e até um pouquinho de medo estariam presentes nos corações de qualquer um , principalmente pelo fato de que poderiam fazer pedidos equivocados.

    Tem mais um detalhe que esqueci de acrescentar. Se, por qualquer motivo, houvesse vacilação ou indecisão e só conseguíssemos nos lembrar de dois pedidos e não formulássemos o terceiro a tempo, então perderíamos tudo. E esta é a questão.

     Qual seria o nosso terceiro desejo ? Para os dois primeiros seria muito tranquila a escolha, ou seja , poderia ser muito dinheiro, um palácio coberto de ouro e recheado de lindas mulheres, um magnifico carro ou vários magníficos carros enfim, essas coisas materiais pelas quais o ser humano é absurdamente escravizado.

    Mas qual seria o nosso terceiro desejo ? Teria que ser uma coisa muito importante, duradoura e rica, não no sentido material mas, por exemplo, no sentido espiritual.

    Será que alguém escolheria , só a título de curiosidade, paz para a humanidade ? Ou completa erradicação da fome ? Igualdade das raças e direitos humanos ?

   Será que ao formularmos o terceiro desejo nos lembraríamos, só como outro simples exemplo, de pedir saúde, equilíbrio emocional ou o dom de saber entender e aceitar as pessoas como realmente são ?

   Confesso que sem nenhum pudor e sendo absolutamente sincero, não teria nenhuma dificuldade em pedir saúde e paz mas, talvez perdesse a condição de ter meus pedidos realizados simplesmente porque tenho um montão de coisas, uma quantidade enorme de sonhos que gostaria de realizar.

    É claro que quero a paz no mundo, a erradicação das doenças, que meus filhos e a mãe deles fiquem cada vez mais felizes, tudo o que for de melhor para os meus amigos , a cura da AIDS, tanta coisa que gostaria de pedir, mas tanta coisa, que os riscos de perder o precioso tempo, os fatídicos trinta segundos por indecisão, insegurança ou por ter me engasgado , seriam enormes.

      Isso, sem contar que em algumas situações, demoramos mais que o normal para nos refazer das surpresas inesperadas.

     Olha, pensando bem, é melhor deixar as coisas como estão acontecendo e que as conquistas ocorram conforme nosso esforço e merecimento.

    Vamos devolver o gênio azulado para as histórias infantis porque lá ele estará muito melhor . Afinal de contas, ele mora mesmo é no mundo da fantasia.

     Por via das dúvidas, se estiver caminhando numa praia deserta, apreciando o sol nascer contrastando com a beleza de um mar sereno, respirando aquela deliciosa brisa marinha e tropeçar numa garrafa de vidro com uma fumaça azulada, com meus respeitos ao gênio, aquele que só concede três desejos num prazo máximo de trinta segundos, vou jogar a garrafa de volta ao mar.....


                         *********




(.....imagem google.....)

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 10/10/2009
Reeditado em 20/02/2013
Código do texto: T1858704
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.