NOBEL DE LITERATURA: Herta Müller! QUEM???

O Prêmio Nobel de literatura vai para: Herta Müller!!!!

Onde estão os aplausos? Meus queridos amigos brasileiros?

Como assim, vocês nem sabiam que existia um Prêmio Nobel de Literatura?

Ok, o Obama ganhou o Nobel da Paz, com todo o merecimento do símbolo que ele significa para o mundo inteiro, mas todos nós sabemos que é por meio da educação, que o mundo avança. É, eu sei; eu estou soando meio Senador Cristóvam Buarque. Porém, quero chamar a atenção para a leitura. Como assim não posso? Como assim esse assunto é chato? Sim, eu sei que todo mundo conhece o Presidente dos Estados Unidos e se aqui no Brasil, mal sabemos quem foi Castro Alves, imagina saber que há livros escritos em alemão que estão revolucionando o mundo!!! Contudo, sempre vale a pena o aviso: qual foi o último livro que você leu? Quantos livros você lê por mês? Tá bom! Por ano?

Eu sei que é utópico, mas já pensou se tivessemos no Brasil, festas nas ruas, comemorações, porque o Brasil será a sede das Olímpiadas das Letras. Imaginem as competições de poesias, as prosas correndo e pulando obstáculos; crônicas sobre o dia-a-dia dos nossos atletas da escrita e ao invés de troféus, os vencedores teriam os seus livros publicados. Literatura sendo feita por leitores que se tornaram escritores da sua vida.

Ah, estou sonhando. Tal coisa não existe!!! Cada dia que passa mais gente quer aprender leitura dinâmica, colocar um livro embaixo do travesseiro e acordar com tudinho lido e interpretado. Ninguém lembra que um livro pode ser o eco de um povo; pode retratar esse sentimento sem palavras que oprime o peito da gente e somente o escritor tem a sensibilidade de captar esse grito engulido e dar voz ao mundo calado.

A Academia sueca ao entregar o prêmio a Herta Müller, escritora alemã de origem romena de 56 anos, afirmou: " a escritora consegue com a densidade da sua poesia e a franqueza da sua prosa, retratar o universo dos desapossados".

Porém, nem toda literatura precisa ter cunho político e social. O melhor de ler é se divertir. Não podemos levar tão a sério esse ler para mudar o mundo, ás vezes um livro é apenas um livro.

O que não pode acontecer é continuarmos um Brasil da leitura funcional; por isso sempre defendo Paulos Coelhos, Zibias e envolvidos no processo de leitura para a massa, pois precisamos tornar POP esse esporte de interpretar o mundo.

PROFESSORES DAS ESCOLAS E UNIVERSIDADES, SEGUE O ALERTA: os clássicos só serão descobridos se forem descobertos os véus da ignorância da falta de leitura!!!

Quem sabe no futuro, um escritor brasileiro ganhe o Nobel de Literatura e agradeça, para espanto de todos, os gibis do Chico Bento que o inspiraram a ler pela primeira vez.

Frank Oliveira

9 de outubro de 2009

http://cronicasdofrank.blogspot.com

Twitter: http://twitter.com/FrankOliveira