Apaga que é MAcumba!!!!!

Apaga que é MAcumba!!!!!!!!!!!!!

O portão bate, e o vira-latas dá sinal de elegria, meu coração se aquieta.

Ela chega esbaforida, com seu cansaço passageiro dos seus onze anos.Senta, e me chama, achando-se cheia de razão.

_ Olha só mãe, vou te contar o que ví. Vê se pode! NA hora da saída da escola, eu ví um moço pegando uma macumba, uma vela, e botou no buraco da árvore. Pode mãe?

A pobrezinha da árvore, queimou todinha, mãe. Não sobrou nada! Até os meninos grandes da oitava série, ajudaram a apagar. MAs não adiantou! Pode mãe? E o moço que fez isso ainda por cima, tava filmando tudo com o celular. Pode mãe?

( Ela estava tão nervosa, que nem gaguejava).

_ Filha, querida, como vc sabe que era MAcumba? Só por causa da vela?

_ Não, mãe. Eu sei né! Tinha aquele pratinho de barro, umas farinhas, e outras coisinhas lá. POde isso mãe, pode?! Meus amigos sabem que minha mãe é macumbeira, vão ficar me zuando. Tenho um amigo que é crente, e já falou logo: Olha lá só podia ser macumbeir!.Mãe, tadinha da árvorezinha, só tinha ela na praça. E a gente sentava pra conversar, depois da aula.Será que vão prender aquele moço?

- Não filha não vão prender aquele moço! Deveriam, mas não vão.E ele não é um macumbeiro. é um louco, desmedido, querendo denegrir a imagem de uma religião.

Os candomblecistas sérios, não fazem isso minha querida!Nós preservamos a natureza!

Ela estava mesmo arrazada, e logo pedí a Katendê ( divindade das folhas), que acalmasse o coraçãozinho dela, e tentando distraí-la soltei:

_ E faça o favor de não procurar outra arvorezinha pra ficar depois da aula, hem! Direto prá casa!