MST: LEGITIMIDADE DESORGANIZADA OU BAGUNÇA INSTITUCIONALIZADA
Para que dar terra para essa gente? O que eles fizeram para merecer? Trabalharam para isso? Algum deles tentou estudar como eu e muitos brasileiros fizemos, apesar de sermos pobres?
Meus pais, como o de milhares de brasileiros, foram pobres, e nem por isso nos tornamos marginais, traficantes ou isso que se chama "sem terra". Os meios de comunicaçao dão destaque demais a essa gente que só quer "direitos", que exige sem fazer esforço...
Quem é sem terra, afinal? Eu, que estudei, trabalhei para custear a faculdade, como muitos no Brasil, não tenho terra, e nem por isso pego pesado, enfrentando as Brigadas e me fazendo de vítima, para despertar a comiseração nacional e fazer todo mundo pensar que sou uma pobre desventurada que precisa de terra.
Afinal, de onde saiu essa leva enorme de sem terras, que aumenta dia a dia, brotando como erva daninha? Eu acompanho há anos esse movimento e sempre que assisto essas marchas só vejo gente nova _ no máximo 30 anos _ arrastando com eles crianças (e cada vez fazendo mais), marchando e exigindo terra. Acampam por aí, tirando o sossego público, gritando e botando músicas em alto-falantes, fazendo nada o dia todo e, a noite, aumentando a população... sem nenhuma responsabilidade. De algum lugar vem o dinheiro para sustentar essa ociosidade, que chega a frontar de tão explícita.
Por que eles não fazem como eu e milhares de brasileiros, que tem em si a responsabilidade de trabalhar, pagar impostos e fazer esse País crescer? Deve ser por que é mais cômodo exigir dos outros o que se tem preguiça de fazer por conta própria... aí ganham o direito a um pedaço de terra e o que acontece? Passam a vender sua parte no assentamento!
Ser filho de agricultor não dá direito a ninguém de exigir terra. Se nessas passeatas a maioria tem menos de 30 anos, é sinal que não são eles os sem terra. Consquentemente, já nasceram sem terra. Como eu. E, como eu, têm mais é que fazer sua vida com esforço próprio.
Vergonha na cara é o que falta a essa gente. E um pouco de bom senso para ver que estão sendo manipulados. Além de tudo são burros... Não fazem nada, não contribuem para nada e ainda atrapalham as mudanças no Brasil...
De quem é a culpa ou a responsabilidade desse movimento ter evoluído pelos caminhos da violência, da agressão, da destruição? De onde sai o dinheiro para financiar esses crimes todos, praticados em nome de uma suposta Reforma Agária? Porque quem um dia teve a vontade política de fazer uma Reforma Agrária de verdade, foi expulso do País. João Goulart pensou isso e o que aconteceu com ele?
Pois é, naquela época ainda não havia brotado a violência desses movimentos. Essa violência foi instaurada, instigada e germinou dentro do movimento, de tal forma que hoje ele engloba pessoas das mais variadas origens, muitos deles que não distinguem um pé de alface de um grão de soja e, inclusive, criminosos políticos fanatizados. Sim, criminosos que usam o poder de persuação, destilam o veneno da discórdia, instaurando a desordem. Uma desordem constituída, pois já faz parte do movimento deixar um rastro de destruição por onde passa. Não é preciso citar casos, os meios de comunicação noticiam diariamente as ações desses "tornados humanos", que levam de roldão tudo o que encontram dentro de uma propriedade.
Há má distribuição de terras? Há, isso é incontesti. Mas o caminho da violência nunca foi exemplo para a legitimidade. Violência gera violência e se nada for feito para frear essas aberrações sociais, o futuro certamente será bem incerto.
O MST perdeu totalmente a simpatia da população porque, com os abusos, perderam a razão. Ninguém mais tem segurança, porque agora atacam e depredam propriedades produtivas. A continuar nesse estado de coisas, será o caos institucionalizado.
Não duvido nada que qualquer dia desses chegaremos em casa e lá estarão eles, acampados no nosso quintal...
****************** ******************
NA: Estou fazendo hoje dois meses de convívio no RL, onde só tive alegria. Nesse pequeno espaço de tempo já fiz bons amigos virtuais e quero agradecer a todos eles pela simpatia e carinho com que me receberam. Um grande ABRAÇO GAÚCHO.