PONTUE SUA HISTORIA

Nunca me esqueço da frase que minha professora da 5º Serie repetia em quase todas as aulas de redação, - Pessoal, historia sem pontuação é historia sem sentimentos, quando não acentuamos nossas historias, não passamos os sentimentos e o sentido com que realmente aconteceu.

Na época, eu, um jovenzinho de 12 anos, levei aquele conselho apenas como uma lição gramatical, mas depois que cresci um pouquinho vi que aquele aprendizado não serviria apenas para minhas historias que muitas vezes eram “estórias”, mas serviria também para a historia de nossa vida, nosso dia-a-dia.

Hoje, tenho plena ciência do poder que temos de pontuar adequadamente nosso caminho, isso mesmo, pontuar nosso dia-a-dia, deixando tudo mais claro e simples para nos mesmos. Parece bobagem, mas podemos tomar decisões baseadas na milenar regra de pontuação.

Tem hora que precisamos definir qual é a pontuação adequada, se colocamos uma vírgula e insistimos nas tentativas ou colocamos um ponto final naquilo, pois assim, acabamos de vez com aquele parágrafo que não estava nos agradando muito e começamos outro logo em seguida, novinho em folha.

Às vezes, precisamos de um tempo adicional para raciocinar, assim, podemos colocar um ponto e vírgula, pois muitas vezes, acreditamos na historia, mas precisamos de um tempinho há mais para digerir algumas coisas... e quem nunca passou por um gigantesco ponto de interrogação? Esse não tem jeito, ficamos realmente perdidinhos e nessa hora precisamos pensar bem como começaremos a próxima linha...

Quando ficamos nervosos, descarregamos todo nosso ponto de exclamação de uma só vez e nem sempre fazemos isso para quem realmente merece, e detalhe, com travessão e negrito... Não tenha medo de pontuar, é simples, fácil e necessário, o professor da vida que futuramente analisará sua “historia” é um “paizão”, o melhor dos homens...

Vamos lá, pontue tudo, pois assim, tudo fica mais simples, mas não seja bruto, pois a única coisa que não podemos esquecer é que nosso amanhã não passa de reticências...