MANEIRAS FALSAS DE SER FELIZ

MANEIRAS FALSAS DE SER FELIZ

ANTONI BIGCUORE CASAGRANDE*

Ontem, assistindo ao noticiário da TV Gazeta de São Paulo, no jornal das 19 horas, fiquei assaz estarrecido com a reportagem que falava sobre a juventude bebendo cada vez mais cedo e mais.

Dizia o noticiário que o jovem de hoje começa a beber na média, aos 13 anos de idade e, em boa parte, incentivado pelos próprios pais. Um absurdo!!! Onde chegaremos?

Mostrou também a entrevista de uma médica psiquiatra que dizia ser o cérebro do jovem bem diferente de um adulto. O do jovem, não reconhece o limite de parar de beber. Já o cérebro adulto tem a exata noção do limite, ao saber parar na hora certa.

Você já reparou a massificação da propaganda de bebida de cerveja, inclusive, em horário nobre?

O Brasil é mesmo um pais surrealista!. Onde já se viu dar “incentivos” para se beber?

Por outro lado, você já viu alguma propaganda para se LER MAIS?

Sabe por que não se faz propaganda massificadora da leitura?

Porque para o “sistema ou stablisment” isto não interessa! Quanto mais o ser humano NÃO PENSAR, tanto melhor, na concepção deles capitalistas do sistema.(eles só se preocupam com o faturamento!. Estão pouco se “lixando” para as pessoas, para os jovens!).

Por que não se proíbe a propaganda de bebidas? Porque o “lobby” é muito poderoso e não deixa! Ou se algum deputado se atrever a tomar a iniciativa de tentar aprovar qualquer lei neste sentido, ele morrerá na praia e não conseguirá aprovar o seu projeto.

O meu anjo da guarda, “o biguinho” pergunta: onde fica o governo nesta estória?

Mas que governo, pergunto eu? Existe algum governo neste país?

Existe sim, o desgoverno!. Um governo que não consegue nem fiscalizar um simples vestibular do ENEM, terá condições de enfrentar um “lobby” tão poderoso como o das bebidas? Existem muitas corrupções, isto sim!

No mundo existem várias maneiras falsas de ser feliz. Uma delas é o vício da bebida. Sem falar nas “drogas” de todo tipo e matiz.

Jovem, fuja das bebidas! Procure diversão sadia!. Não pague este “mico”, ele é caro demais!.

Existem outras maneiras socialmente corretas de se divertir. Os esportes, por exemplo, é a melhor delas. Estude, trabalhe. Invista numa profissão em que poderá mostrar todo o seu potencial, todo o seu talento.

Fuja das drogas! As drogas são uma droga mesmo!

Se engaje num grupo de jovens em sua igreja. Lá o ambiente é sadio, construtivo. Você vai formar sua personalidade calcada em valores justos, corretos, socialmente sadios!

Gosta de música? Então forme a sua “banda”. Estude música a fundo. Mergulhe de cabeça naquilo que seja o seu sonho!. Dedique-se com todas as suas forças, e verá, depois de um certo tempo, que foi maravilhoso toda a experiência adquirida e que valeu muito a pena ter se dedicado a ela.

Somente com uma juventude sadia, construiremos um futuro melhor para o nosso pais e para os nossos netos. País que não valoriza as crianças e seus jovens, está fadado ao fracasso, à marginalização!

Avante jovem! Cabeça erguida! Confiança em Deus e fé no futuro!

A vocês ele pertence!

Acredite nas maneiras edificantes de ser feliz! Elas existem!

====================================================

(*)autor é Escritor em SP.sp. Conheça mais os seus textos, acessando: http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore(texto inspirado em sp.sp. 07.10.2009, 4a.feira, às 16,14 hrs.)

====================================================