Alma, Anjos e Psicanálise
(ando tão sem inspiração, que só me resta reciclar....)
A “alma”, a mente, é morada de “anjos”. O grande dilema é que ai moram, juntos, “anjos” beatificados e satanizados. São eles, os anjos satânicos, que infernizam a vida da gente. A pessoa isola, refugia em rituais extravagantes, trancafia-se em quartos, receosa de que algo brutal lhe aconteça. Não anda de carro, avião, nem a pé. Não pode estar entre as pessoas. Não dorme, não come. Vomita em horários regulares. Não vai ao banheiro, “ressecada” por vários dias. Algumas penam tanto que preferem a morte.
Freud descobriu que a doença da “alma”, antes de ser doença, é defesa contra a manifestação de anjos “endemoniados” e que a Biologia do seu tempo (nem a de hoje) não dava conta de oferecer informações capazes de esclarece-la melhor que a Psicanálise. Método que o professor criou para “domar” os “demônios” que afligem a mente humana, naquele tempo e hoje também.
Essa é a minha birra com Freud. O método psicanalítico não tem acesso direto ao “demônio”, ele é inconsciente, inominado, por isso mesmo indestrutível. A Psicanálise só faz subjugar o “demônio”, na sua linguagem, colocá-lo sob domínio consciente, da razão. Por isso não há garantia de “cura”, o “demônio” está sujeito, por razão econômica, o aumento da sua energia, fugir ao controle novamente. Só que agora, é isso que o Professor proclamava, já se sabe que os sintomas, tudo aquilo que faz sofrer é manifestação inconsciente, dos “anjos satanizados”, a quem devemos compreender, dar significado e. se possível, rir deles.
Assim sobra energia para fazer frente ao inimigo externo, um mundo tão desequilibrado!