* Medo ou loucura? *

Eu o via pouco e o muito que dele sei foi-me contado.
Era uma figura carismática na vila e apesar da perturbação mental que o envolvia ele não oferecia perigo algum.
Os moleques é que infernizavam a vida do pobre (Cride era o apelido) Euclides o nome familiar. 
Cride tinha um medo terrível de cruz. os moleques então se divertiam cruzando os dedos em forma de cruz para ameaçá-lo... Cride corria apavorado com seus sapatos tortos e algumas vezes jogava pedras nos moleques.
O dia que fiquei sabendo o motivo que o levava a ter tanto medo de cruz fez com que eu visse o tanto de pureza que a sua perturbada mente guardava. ( O medo de cruz vinha do fato de ele haver assistido os funerais de seu pai à quem ele era muito ligado e protegido.
Contam que olhava insistente as cruzes no velório e os sapatos novos do pai morto... Sua família desde então não conseguia que ele calçasse sapatos novos... Eu era muito pequena, mas ficava mexida com aquilo e detestava ver os moleques implicando com o Cride.
A sua inocência constatava que o pai não voltara depois da cruz em seu sono e que os sapatos novos o levaram para longe dele.
                           ********


 
                           (A realidade sem enfeites, num gosto melancólico do passado!)

                                             05/10/2009
IZA SOSNOWSKI
Enviado por IZA SOSNOWSKI em 05/10/2009
Reeditado em 31/12/2009
Código do texto: T1850144
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.