Liberte-se

Tradição é seguir os passos dos nossos antepassados. Mas será que eles já não estão ultrapassados demais para serem seguidos? Com certeza, sim. Mas muita coisa que foi dita há muito tempo ainda é usada na atualidade, como, por exemplo, o noivo não poder ver a noiva vestida antes da cerimônia, o mito do Papai Noel e o costume de abrir os presentes de Natal somente depois da meia-noite, ir a igreja todo domingo, etc.

O problema é que as pessoas se esquecem das suas próprias vidas para viverem as tradições de suas famílias. Vivem os hábitos, a rotina que lhe foi imposta sem considerar os seus próprios sentimentos. Apenas empurram a vida com a barriga, acreditando estar fazendo o certo. Quem é certo demais é limitado, restrito aos seus atos.

Que graça teria alguém que não fugisse às regras? Que não arrotasse depois de beber refrigerante? Que graça teria alguém que, ao machucar, não gritasse um “palavrão”? Se só abríssemos os presentes de Natal depois da meia-noite? Se não matasse um domingo de missa para namorar no cinema? Se não saíssemos escondidos para um lugar secreto? Onde iríamos rir bastante, conversar sobre a beleza da vida e lembrar a você o tanto que eu te amo! Qual a graça de deixar a sua vontade possível por uma vontade impossível de alguém? Qual a graça de se fazer tudo certo conforme as pessoas dizem, seguindo sempre um manual?

O melhor da vida são as exceções. Tudo que foge das tradicionais regras é emocionante, prazeroso, satisfatório, eleva a alma.

Os motivos seriam vários, mas o melhor de todos, é que não existe preocupação em fazer nada predeterminado, nada que sua cabeça e seu coração não tenham escolhido simultaneamente, sincronizadamente, e às vezes até espontaneamente. É difícil porque isso não é ensinado em manuais, muito menos em sala de aula. É um aprendizado feito por você mesmo, nas vezes em que você quebrou a cara para descobrir que aquela paixão não passava de enganação, aquela vez em que você se decepcionou com um amigo e descobriu como selecionar melhor suas amizades, daquela vez que descobriu que a vida exige muito de você e que é preciso estar preparado. Mas não porque alguém lhe disse que seria dessa forma, mas porque você teve coragem de mergulhar de cabeça, correndo seu próprio risco, pois ninguém o assumiria por você.

Se tudo fosse seguido passo a passo, onde estaria a inspiração para as novas poesias? Onde estaria a criatividade? A vontade, então, nem se comenta. Esta é a palavra: Vontade! Não tem nada melhor que fazer aquilo que você quer, sem se preocupar com as tradições, com os velhos costumes que só agradam as pessoas antiquadas que, com certeza, se arrependem profundamente por não terem aproveitado o máximo possível.

Por isso, deve-se caminhar com suas próprias pernas, mesmo se os seus passos forem curtos. Ande sozinho, de preferência com pessoas de confiança, mas não deixe que ninguém te fale o que deve ser feito, pois os caminhos são diferentes e a situação muda de pessoa para pessoa.

Descarte seu manual, mesmo que queira segui-lo. O maior aprendizado está aos seus pés. Quebre a cara, sofra, lute, ame. Não tenha medo da vida! A vida passa muito rápido, você mais ainda. Não temos tempo para realizar todos os nossos sonhos. Não temos tempo para arrependimentos. O único tempo que nos resta está fora do que deve ser seguido. Está na sua coragem, na sua vontade e não na dos outros.