INFELIZ ANIVERSÁRIO (Mini crônica)
- Abusado! Você é muito abusado. É o mendigo mais abusado que conheço!
- Saiba minha senhora que por baixo desta capa de mendigo existe um autodidata.
- O senhor deve ser um autoarrogante, isto sim. Se é mendigo deve ser porque nem a família lhe agüentou e lhe botou pra fora de casa.
- Olha aí a Dona redondamente enganada. Se estou mendigo, é por opção. Tenho minhas convicções e ideais espirituais a serem alcançadas.
- Espirituais? Então além de tudo ainda é macumbeiro? Suma da minha porta vá, desinfete logo!
- Meu Deus como é difícil conversar com quem não sabe nada...
- O senhor tá me chamando de burra? Fique sabendo que tenho dois filhos médicos, uma filha advogada e outra professora...
- Mas não adianta muita coisa pra eles quando se tem uma mãe como a senhora. Os filhos tão sábios e uma mãe tão quadrada...
- Quadrada é a puta... Quer dizer, aquela que te pôs no mundo, seu infeliz. Sua mãe deve ser gorda feito uma porta de igreja.
- Não se refira a minha genitora como se ela fosse um ser inanimado, minha senhora. Deus a tem em bom lugar, mesmo assim sou capaz de morrer e matar por ela.
- Quer dizer que tento lhe ajudar e o senhor me retribui com ameaça de morte? Só me faltava essa. O senhor merecia estar preso, isto sim. Ô Zefinha, liga aí pra polícia e pede pra mandar um carro aqui pra prender este sujeito desaforado
- Já fiz isto patroa! Logo, logo ele vai ver só pra que foi feito o xarope Vick.
- Não temo a polícia minha senhora. Sou um cidadão e sei muito bem os meus direitos...
- Que direito que nada seu vagabundo... Seu direito é estar atrás das grades e não nas portas do povo fazendo desfeita das esmolas dadas.
- Dona, acho melhor a senhora se acalmar se não poderá ter um AVC ou coisa pior.
- Que a você que nada seu safado. Mexeu com quem tava quieta agora agüente as pontas que a cobra vai fumar.
-Sabe de uma coisa eu já estou perdendo a paciência com a senhora. Quantas vezes eu tenho de dizer que agradeço a sua ajuda, mas recuso-me a aceitá-la?
- O senhor é o mendigo mais abusado que já vi na face da terra. É um abusado de marca maior.
- Quem chamou a polícia aqui?
- Foi eu seu guarda! Quero que o senhor prenda este marginal agora mesmo.
- Positivo, mas o que foi que houve madame? Ele está aborrecendo a senhora? Não tem vergonha não, seu meliante?
- Espera ai autoridade eu não fiz nada de mais, ela é quem se descontrolou.
- Não fez nada? Então que confusão toda é esta? Acaso está me achando com cara de idiota? Passe já pra dentro da viatura antes que mande lhe dar umas tapas.
- Faça logo isto seu guarda só assim ele aprende a não fazer pouco do povo que tenta ajudar.
- Positivo madame, mas antes, conte-me o que houve o resto eu resolvo com ele quando chegarmos à delegacia.
Foi assim seu guarda: Ele tocou a campanhinha, vim saber o que ele queria e o triste veio me pedir um pedaço de bolo. Não é abusado este esmolé?
- Um pedaço de bolo?
- Isto mesmo seu guarda. Eu sempre vejo gente nas portas pedindo um prato de comida ou um pão velho, mas este safado queria porque queria um pedaço de bolo. Eu ofereci uma panela de sopa que sobrou do jantar de ontem e ele simplesmente mandou eu guardar ou dar a outro. Pode uma coisa desta? Não é abusado este sujeito?
- Positivo madame! Deixe que vou dar um corretivo nele lá na delegacia e prometo que nunca mais ele vai lhe perturbar.
- Se o senhor está pensando que vai me bater pode tirar seu cavalinho da chuva seu guarda. Assim que sair da delegacia irei correndo denunciá-lo aos Direitos Humanos...
- O único direito que você tem no momento é ficar calado. Deixa só eu te fazer uma pergunta antes de te levar e te encher de pancadas. Por que razão você não aceitou a sopa da senhora? Acaso a comida não era do seu agrado? Vai ver está acostumado a comer lagosta ou caviar todas as manhãs?
- Não é nada disto autoridade. Em dias comuns eu aceitaria de bom grado, mas hoje é um dia especial e eu só aceito se for um pedaço de bolo.
- E o que tem hoje de tão especial pra só querer bolo?
- É o dia do meu aniversário e acho que mereço comer bolo, só isto!
- Não disse seu guarda que ele era abusado?
- Positivo, quero dizer negativo! Por acaso a senhora não teria um pedaço de bolo pra dar a ele senhora? Acho justo o pedido dele e no mais...
- No mais coisa nenhuma... Até o senhor seu guarda? Está me achando com cara de confeiteira? Vá perturbar a senhora sua mãe. Peça ela pra fazer um bolo e dê um pedaço a ele se quiser...
Resultado: Por desacato a autoridade policial, o mendigo - a mando do soldado- cedeu seu assento na viatura à velha, que foi presa em seu lugar.