COPA DO MUNDO E OLIMPÍADAS NO BRASIL!
COPA DO MUNDO E OLIMPÍADAS NO BRASIL!
*Ricardo De Benedictis
São duas conquistas que podem ajudar em muito o nosso país a resolver alguns problemas graves, justamente nos centros mais importantes.
A estrela do presidente Lula, o momento político e a crise mundial, colocaram o Brasil em condições de disputar com o Primeiro Mundo, e vencer, a disputa para a realização dos dois mais importantes eventos esportivos mundiais.
Afinal, vencer a disputa para sediar as Olimpíadas contra as três fortes concorrentes Madrid, Tokyio e Chicago foi uma tarefa muito difícil e deve ser considerado o excelente trabalho realizado pelo governo brasileiro. E a presença da nossa delegação com as figuras de Pelé, ‘o atleta do século’ e do presidente Lula, sem dúvidas foi determinante para a grande e inusitada vitória!
Cabe aos nossos governantes, de agora por diante, o planejamento e a execução do cronograma de obras a ser implementado para que possamos dar testemunho ao Mundo de que ‘Nós podemos’.
É preciso compreender que um governo sucede ao outro. Todo esse prestígio foi conseguido, graças a vários governos, cada qual fazendo uma parte importante para dotar nosso país dos atuais requisitos que nos deram a chance de pleitear a realização da Copa, em 2014 e as Olimpíadas, em 2016.
Sarney – que legou ao país a nossa Constituição Federal de 1988 e realizou com paciência e sabedoria a transição democrática, após vinte anos de ditadura.
Ao governo Collor - que acabou a famigerada ‘Reserva de Mercado’, que impedia o nosso desenvolvimento em informática e revolucionou a indústria automotiva, melhorando nossos veículos, cuja exportação passou a crescer em decorrência da qualidade que os tornou competitivos.
Ao governo Itamar Franco – que governou com seriedade e decretou o Plano Real, por inspiração do seu Ministro da Fazenda – Fernando Henrique Cardoso, seu sucessor na presidência.
Fernando Henrique – que estabilizou nossa moeda, mexeu no câmbio e formulou políticas públicas, criando a Lei de Responsabilidade Fiscal, e ainda construiu o gasoduto para a Bolívia, possibilitando que nossa indústria não sucumbisse por falta de energia, entre grandes legados, para que pudéssemos emergir do marasmo e da dependência econômico-financeira dos países hegemônicos.
E o governo Lula - que deu continuidade a tais ações monetárias, com seus ministros da Fazenda – Palloci e Mantega, e Henrique Meireles no Banco Central, além do marketing do presidente, fazendo-o conhecido no exterior, quase como garoto-propaganda.
Portanto, a partir de agora, o Brasil tem que se debruçar nessa missão de curto e médio prazo para dotar as doze cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, bem como o Rio de Janeiro – para as Olimpíadas de 2016, dos equipamentos e infraestrutura exigidos pela FIFA e pelo COI. Vários equipamentos que seriam necessários para a Copa de 2014, servirão para as Olimpíadas de 2016, assim como, os equipamentos construídos no Rio para os jogos Panamericanos, servirão para os futuros eventos, a exemplo do estádio do Engenhão (cedido ao Botafogo) e outros, sem falar na Lagoa Rodrigo de Freitas, que será palco dos esportes à vela. No mais, construção de hotéis, vias de escoamento de tráfego, ampliação do metrô, despoluição de áreas degradadas e outras medidas, são próprias e obrigatórias para quem fez o compromisso com o Mundo para sediar os maiores eventos esportivos do Planeta. Cabe aos governos assumirem suas responsabilidades e o presidente Lula tem que dar o exemplo, iniciando imediatamente o planejamento para a Copa do Mundo e para as Olimpíadas, já que seu mandato termina a 31 de dezembro de 2011.
Parabéns ao Brasil por estas duas grandes vitórias.
Que sejamos dignos de ser vencedores de uma disputa tão importante para a nossa auto-estima, bem como para que o Brasil possa ser visto pelo mundo na dimensão das nossas potencialidades!
*Ricardo De Benedictis é jornalista e presidente da Apolo – Academia Poçoense de Letras e Artes – www.apoloacademiadeletras.com.br
E-mail: mrbenedictis@yahoo.com.br
Fone: (77) 3421-9814