" OViolino"ost (1961)- Lisy Telles

A Pintura e Eu


A arte surgiu em minha vida ainda muito cedo e sem que eu esperasse. Chegou pelas mãos de uma velha professora de desenho, quando eu ainda cursava a primeira serie do antigo ginasial.
A pintura e o desenho estavam em mim, e eu nem havia percebido. Despertou como uma luz e por algum tempo se fez forte e ocupou meu coração.
Depois, um amor maior surgiu e abandonei tudo para casar e criar filhos.
Afinal, a humanidade começa com o amor entre um homem e uma mulher...
Abandonei a pintura, mas ela era fiel e não me abandonou. Permaneceu quieta, aguardando sua hora. Às vezes falava, ao meu ouvido, palavras de saudade. Chamava-me, mas eu não era constante e procurava esquecer seus apelos. Como um anjo, ela, “A Pintura”, antevia o quanto, um dia, ela seria importante para mim.

Após longo tempo de separação: resolvi voltar. Cheguei tímida, desconfiada e insegura. Entretanto, feliz! E ela me recebeu de braços abertos; sabia que cada dia se tornaria mais significativa em minha vida.
Veio tempestade. Fui ao chão. Mas ela, amiga leal, estava ali para ajudar-me a levantar. Passou a ser companheira indispensável.
Com Ela, eu aprendi coisas que me levaram a entender melhor a vida e o meu caminhar.

Ela me ensinou que:

Não importa o modelo, mas, sim como você o desenvolve e interpreta... Por analogia percebo que não importa o problema, mas como o enfrento.

As sombras são muito importantes, não há vida sem sombra. São elas que darão profundidade ao seu trabalho... Na Vida, também não é assim?

Perto de um claro haverá sempre um escuro; é este que faz a luz parecer mais intensa... É verdade!... Após o temporal o céu parece mais limpo e brilhante.

As sombras não são necessariamente escuras: podem e devem ser coloridas; isso ira enriquecer seu trabalho.... Aprendo que posso transformar os desafios em estímulo.

Partindo de um objeto você pode enfeitar e criar novos enfoques.... A vida pode e deve ser reinventada conforme os obstáculos do caminho.

O que você vê é diferente do que seu cérebro interpreta.... A realidade depende de como você enxerga o contexto

O brilho de uma cor depende da cor que esta ao lado. Uma cor influencia a outra e pode até dar origem a uma cor inexistente.

Todos esses ensinamentos me levaram a entender melhor a vida. Aceitar e ver beleza onde muitos só enxergam sombras. Minhas sombras são coloridas.
Não sou artista plástica. Apenas desenho e pinto..
A pintura pra mim não é distração, profissão ou terapia: Ela é minha amiga e companheira! Pois, segundo Nietzsche: temos a arte para não morrer ou enlouquecer perante a verdade.

Lisyt














Lisyt
Enviado por Lisyt em 03/10/2009
Reeditado em 08/02/2013
Código do texto: T1846155
Classificação de conteúdo: seguro