Já vimos o tamanho e a cara do bicho
JÁ VIMOS O TAMANHO E A CARA DO BICHO
(crônica publicada na "Revista do Avaí" nº 5, de setembro/outubro de 2009)
Passadas as 19 rodadas do primeiro turno, completamos a volta do salão da Série A e enfrentamos todos os nossos concorrentes às 16 vagas para o Campeonato Nacional do ano que vem. Duelamos com todos eles: perdemos, empatamos e ganhamos tanto em casa quanto fora. Como todos os demais, aliás. Ninguém ganha todas as partidas. Da mesma forma como não consegue perder todas. Há que ter um mínimo de categoria para integrar a elite do futebol brasileiro. Onde está o Avaí. Mais do que merecidamente.
Terminamos o turno com 14 times atrás de nós na tabela - e só cinco à nossa frente (por enquanto...). De patinho feio, tido como aposta fácil para retorno rápido à Série B, lá da vigésima posição abrimos nossas formosas asas azuis, mostramos nossas garras afiadas e alçamos voo de condor: cumprida a metade do caminho, abocanhamos dois terços dos pontos estatisticamente necessários à permanência na elite: 30 de um total de 45.
Muita gente, profissionalmente ou não, faz avaliações dos jogos e escala suas seleções da rodada. De minha parte, escolhi o Estadao.com.br como parâmetro: jornal grande, do centro do país, dele pode-se falar tudo, menos que seja bairrista ou clubista a nosso favor.
Pois nessas 19 rodadas o "Estadão" nos disse que Eduardo Martini é o melhor goleiro do certame, escolhido quatro vezes (Marcos, do Palmeiras, foi destaque em três ocasiões). Só 11 goleiros foram selecionados. Émerson foi melhor zagueiro duas vezes, Léo Gago foi volante da seleção em uma rodada, no meio Muriqui também apareceu uma vez e, no ataque, concorrendo com centroavantes estrelados, William foi o dono da posição em duas rodadas. Sabemos, no entanto, que temos muitos jogadores mais que podem entrar - e efetivamente entrarão - nesse seletíssimo grupo.
E, importantíssimo!: dos 13 técnicos destacados pelo pessoal de São Paulo, nosso Silas aparece duas vezes. Não houve outro que tivesse sido citado mais do que ele, Silas, um grande fator de equilíbrio que a Diretoria precisa manter no Avaí pelo menos até dezembro de 2010.
Já vimos o tamanho e a cara do bicho: não é maior nem mais feroz do que um certo Leão Azul da Ilha. Na verdade, o bicho é que acabou vendo o tamanho e a cara do Avaí. Com certeza, surpreendeu-se muito com o que viu.
(Eles não sabem que temos 86 anos de vitórias e conquistas.)
(Amilcar Neves é avaiano, escritor e autor, entre outros, do livro "O Insidioso Fato - Algumas historinhas cínicas e moralistas", contos)