80 ANOS

Meu pai vai fazer 80 anos!! É uma data tão impressionante quando se pensa que foram 80 anos, dia após dia, com tudo que os dias nos proporcionam e reservam !!!

Meu pai é dono de uma força e vitalidade invejáveis. Ele não sabe que tem 80 anos... E nós não contamos isto pra ele, nem que nos peçam! Deixamos que ele se sinta “atemporal” e que até nos assuste com suas atitudes, inconseqüências e brincadeiras.

Meu pai é um touro pra trabalhar. Sua musculatura é rígida e eu não consigo nem beliscá-lo. Não tem um grama de gordura... Ele é puro músculo e eu torço pra que isto seja genético :)

Meu pai teve uma vida dura e eu só me lembro dele como um Guerreiro defendendo a família e criando os seis filhos. Fez questão de ter os seis doutores dentro de casa. Isto lhe custou muitas noites acordado e muitos dias atribulados. Teve muitos momentos de alegria e farra, como todos os italianos e os que têm este sangue misturado nas veias. Gosta de uma festa, gosta da família reunida e muitos amigos e parentes à sua volta. Faz questão de fartura na mesa, convida todos, mas só se senta na cabeceira!

Meu pai está com medo. Eu sinto isto claramente. No mês de setembro perdemos três membros de nossa família. Um primo, a irmã de meu pai e o irmão de minha mãe... Tenho certeza que ele se sente ameaçado porque a morte começou a levar pessoas da geração dele. Sei que se sente o próximo. Ele raciocina que já é um dos alvos... Ele brinca que dá gorjeta pra que ela – a morte – afie sua foice e compre uma roupa nova, quem sabe um capuz dourado, que vá lhe cair melhor do que o preto que usa há tantos anos.

O olhar de meu pai está modificado. Observo que começa a olhar em volta e a deixar as coisas mais prontas. Revira as gavetas sem motivo, se levanta no meio da noite e não dorme mais... Talvez queira aproveitar cada minuto vivo acordado! Está menos brincalhão, mais emotivo, escreve sobre sua vida, suas tristezas, suas conquistas, derrotas e sobre seus sonhos. Sinto que nos olha diferente, mas não diz nada, não fala sobre o que sente e pensa, nos olha com saudade...

Meu pai sente medo e diz que só queria os filhos em casa de novo, à sua volta! Queria os netos correndo e brincando! Queria a casa cheia todos os dias, não apenas nas festas e datas comemorativas!! Queria nos respirar e se entranhar em nós!! Queria estar cercado pelos que ama, tomar café com muitos pães na cesta, todos os lugares ocupados e muitos litros de leite na leiteira!! Queria nossas histórias contadas, um falando junto com o outro, tudo misturado, minha mãe sempre servindo um e outro e ele rindo... sorrindo com nossa algazarra!

Meu pai vai fazer 80 anos! Quando se casou com minha mãe, disse-lhe que só viveria até os 35. Depois, muitos anos depois, que dos 60 não passava. Quando fez 70, disse que já estava de graça aqui neste mundo e a gente ria dele. Agora faz contas de quantos dos seus estão vivos e se dá conta que todos os amigos já se foram... Diz: -"É... Só sobrou eu! Tô fazendo hora extra..."

Quando estiver fazendo 90, eu volto pra escrever sobre ele de novo :)

GLAUCIA TASSIS
Enviado por GLAUCIA TASSIS em 02/10/2009
Reeditado em 03/10/2009
Código do texto: T1844969
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.