Fotos

Fotos são mágicas! Congelam a imagem de um instante que jamais voltará. É por isso que dizem que os fotógrafos nunca têm uma segunda chance para tirar uma foto. Mesmo cliques feitos seguidamente não conseguem registrar a mesma imagem. Uma foto é o registro de um instante único.

Uma imagem recupera momentos vividos, sentimentos esquecidos, recordações queridas. Mata a saudade ou acentua a dor da ausência?

Isto me lembra um triste episódio que vivi anos atrás. Eu estava conhecendo a Itália com a máquina fotográfica que havia trazido do Japão. Era uma lembrança do meu encontro com o mestre Ikeda. Já havia visitado Florença e Pisa, onde tanto queria conhecer a famosa torre inclinada. Tirei inúmeras fotos em todas as posições e ângulos possíveis em público (inclusive aquelas ridículas, com as mãos em ângulo que parecem que estou “segurando” a torre).

Chegando no próximo destino, a encantadora Roma, percebi que a máquina não estava mais na minha bolsa. Procurei, revirei, remexi, refiz o caminho... em vão. Perdi a máquina! Pior do que a máquina, perdi todas as fotos de Pisa! Provavelmente me furtaram-na... Depois dizem que no Brasil que é perigoso... Aqui nunca me roubaram nada. Já sei, já sei, os anti-patriotas dirão que foi algum brasileiro que estava lá também...

Por sorte, eu já havia copiado as fotos de Florença e em Roma eu estava na companhia de amigas, que tiraram as fotos para mim. Mas as de Pisa... ah, algum dia quero voltar lá para tirar mais fotos. Espero que a torre não caia antes.

Com tantas fotos de outros lugares lindos, a tristeza pelas de Pisa passou logo. Tem muitas coisas que a gente guarda só na memória, no coração. Ela não é tão fiel, mas pelo menos ninguém pode roubá-la.

Hélio Fuchigami
Enviado por Hélio Fuchigami em 02/10/2009
Código do texto: T1843327
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.