BEM VINDO AO RIO GRANDE DO SUL
 
 

 “O Rio Grande do Sul é possuidor do melhor índice de desenvolvimento humano do Brasil, de acordo com a ONU; do menor índice de analfabetismo do País, segundo o IBGE e o da população mais longeva da América Latina (sendo Veranópolis a terceira cidade do mundo em longevidade), segundo a Organização Mundial da Saúde. E ainda tem as mulheres mais bonitas do País, segundo a Agência Ford Models. (eu já sabia!!! rss)
Além do gaúcho, chamado de “machista”, qual outro povo que valoriza a mulher a ponto de chamá-la de prenda (que quer dizer algo de muito valor)? ”
 
Sou uma prenda amorosa, vaidosa e exibida, mas não fui eu que escrevi tudo isso sobre o rincão. Diz que foi o macanudo Arnaldo Jabor, mas nem tenho certeza. Esta homenagem ao povo gaúcho viaja pela rede em lindo pps e o Google facilmente disponibiliza a todos. 
Nesse belíssimo texto diz, por exemplo, que o regionalismo cria problemas de imagem para os gaúchos, sempre acusados de superioridade em relação aos outros estados do Brasil. Fala no nosso temperamento belicoso, talvez oriundo de um passado de lutas. Diz da original e forte personalidade que temos e que a gente rigorosa do sul não sabe nada do riso fácil e da fala mansa dos brasileiros do litoral, como cariocas e baianos.

 
Não posso concordar integralmente, entre outras coisas, sabemos, compartilhamos e apreciamos o riso fácil de todos.
Para todos, o nacionalmente conhecido Luís Fernando Veríssimo criou o Analista de Bagé; e o Carlos Henrique Iotti, o já traduzido e internacional Radicci. Mais tímida e restrita ao RL, nasci yo, a Prenda Tua.
Todos estes personagens exageram nossas próprias características, tanto as boas como as más, na intenção de rir e fazer rir.
 
Não creio que sejamos belicosos, apenas preferimos cantar nossas vitórias, nunca nossas derrotas.
Convivemos bem com as diferenças, a começar pelo clima totalmente diverso dos outros estados brasileiros. Sonhamos com um mergulho nas praias nordestinas, admiramos a diversidade do Pantanal e todas as belezas e peculiaridades de cada canto desta nação. Não há superioridade, há a disposição de aceitar diferenças e, em muitos aspectos, sentimo-nos abençoados e desejosos de partilhar nossas bênçãos com todos. Oportunamente, teremos mais curiosidades, belezas e história gaúcha por aqui.  Portanto, bem vindo ao Rio Grande! Apesar da aparência rude do gaúcho e do gelado minuano que sopra nos pagos, por baixo do poncho, bate um caloroso verde e amarelo coração hospitaleiro.




*Imagem: Casa da Erva, Caminho de Pedras, zona rural de Bento Gonçalves/RS - ago 2009.

Tânia Alvariz
Enviado por Tânia Alvariz em 01/10/2009
Reeditado em 02/03/2012
Código do texto: T1843033
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.