QUANDO A VITÓRIA ACONTECE...
As críticas desaparecem e os elogios surgem de forma efervescente que chega a dá até nojo, quando a vitória aparece. Quando o assunto é futebol, então, nem se fala. Se for sobre a Seleção Brasileira, aí que a coisa muda de figura. E os erros se tornam meros detalhes sem importância.
Um bom exemplo é o craque Ronaldo “fenômeno”. Antes do jogo do Brasil contra a Seleção de Gana, muita gente o criticava pelo excesso de peso. Mas depois da grande performance no jogo a um belo gol, a coisa mudou de figura. Os comentários são de que ele “não estava tão gordo assim”.
Tem torcedora dizendo que o charme do jogador é ser “Richochudo”. Outras elogiam os dentões do jogador que mais parece terem sido clonados da boca da Mônica, famosa personagem dos quadrinhos de Maurício de Sousa.
E a identificação de Ronaldo com as histórias em quadrinhos de Maurício de Sousa não vem de agora. Vocês se lembram que na Copa passada? O jogador apareceu em campo com aquele “penteado” do Cascão. A televisão só não mostrou se o jogador estava com o “cheiro” característico do personagem, que ganhou notoriedade por ter o estranho costume de não tomar banho.
Mas isso não importa. O importante foi, é e sempre será a vitória. Quando a vitória aparece, dos defeitos a gente esquece...
E que venha a França. E que venha novamente a vitória. Pois se a derrotar aparecer, vai começar tudo de novo. A memória curta de certos torcedores e torcedoras, esquecerá, com certa facilidade, as glórias do passado. Afinal, a cultura da vitória está impregnada em nossas vidas..