MESMO NÃO SENDO UMA ESFINGE...DECIFRE-ME
Decifre-me...
Não fui inventada..
Não tenho medo de amar...
Carrego comigo...
A alegria da vida...
Mas também...
Carências...
Angustias...
Decepções...
(versos do poema “Decifre-me” de
Vania Sttaggemeier)
E me foi perguntado: afinal, você é alegre ou triste? Respondi: sei lá eu, só sei que poeta não sou. E acrescentei: diante da linha que sigo na prosa até eu duvido da minha inconstância de um dia bater no ferro e, no outro, na ferradura. Mas como acredito que todo sentimento é um estado de espírito, posso estar feliz hoje e amanhã sair por ai repetindo versos de Augusto dos Anjos, iguais aos do soneto Saudade, que diz: “Da saudade na campa enegrecida / Guardo a lembrança que me sangra o peito / Mas que no entanto me alimenta a vida”.
Ou no outro dia desejar a companhia de Arnaldo Antunes e Marisa Monte, subir no Bonde do Dom e soltar a voz dizendo que hoje é um novo dia, que sigo pensando em você , fico tão leve que não guardo padecer e se canto é para te tocar, pois a sede de ti procede . E que os anjos é quem me protegem ...
Mas também tem os dias que eu não tenho nada pra fazer e entro em “crise existencial”, então, parto para o questionamento e é um tal de POR QUE/ O QUE/ PARA QUE / de querer saber quem sou, por que existo, se existe um Deus. Isto quando não me volto contra a sociedade por cobranças no modo de agir vista como “correta”. Ai me vem à lembrança Renato Russo, que tinha como lema “provar para todo o mundo que não precisava provar nada pra ninguém”.
Pois é, assim sou assim serei e mesmo não sendo uma esfinge, decifre-me.
PS: Miguel Jacó não se fez de rogado e prontamente me decifrou e o fez de um jeito que me agradou tanto que não resisti e subi com ele para fazer parte do texto e devo confessar que nem esperei por sua aprovação. Obrigada Miguel:
Lançastes um desafio e não pude resistir,// Direi tudo que sentir sobre a sua pessoa,// Que deve ser gente com mudanças de humor,// Tem dias que é um horror outros nem tanto...// As vezes cai em pranto por razão desconhecida,// Em seguida é atrevida se lança em atitudes,// Que o próprio Deus duvida mais isto logo reverte,// A natureza a converte em alguém triste e confusa...// Fazendo coisa absurda sem poder justificar,// Quando tenta melhorar ai é que vai ao fundo,// Não é coisa deste mundo precisa exorcizar...// Não adiante rezar porque não tens a essência,// Pra receber indulgência há que se penitenciar,// Mas não é do seu feitio dar marcha ré e voltar...// Excelente poema Zelia, parabéns e tenha um lindo dia.. MJ.