Você é ignorante!
Discorda? Então leia
Dia desses, navegando pela WEB (literalmente navegando; passeando sem rumo através dos links, como se cada um deles fosse uma corrente marítima ou um alísio tropical) fui parar num site com fotos de aberrações da natureza. Uma das fotos era a destas gêmeas siamesas. São uma aberração, mas têm a sorte de serem bonitas (será uma contradição dizer aberração bonita?). Sua beleza permitiu (e pediu, como elas tivessem atiçado se minha curiosidade: como pode duas meninas tão bonitas terem nascido num corpo só? Umas com tanto, outras com tão pouco…) que eu olhasse um pouco mais para elas e num estalo elas personificaram, para mim, a inteligência e a cultura: gêmeas siamesas.
Um pouco depois parei para pensar: inteligência e cultura são realmente siamesas ou só gêmeas? Essa foi a semente para eu começar a duvidar da intimidade entre uma e outra. Será que são só irmãs? Primas, talvez?
Uma coisa é certa: elas são parentes. Mas qual o grau de parentesco entre elas? As duas normalmente andam juntas, mas esse companheirismo delas pode ser comparado com qual relacionamento?
Vamos ver quem são elas. Segundo o pai-dos-burros:
Inteligência: Faculdade de aprender, apreender ou compreender; percepção, apreensão, intelecto, intelectualidade / destreza mental; habilidade.
Cultura: O conjunto de características humanas que não são inatas, e que se criam e se preservam ou aprimoram através da comunicação e cooperação entre indivíduos em sociedade.
Aurélio diz que inteligência é “destreza mental; habilidade” (provavelmente uma característica com a qual já nascemos), enquanto cultura é, em resumo, conhecimento e “atividade e desenvolvimento intelectuais de um indivíduo”, ou seja, o uso e conseqüente desenvolvimento da inteligência.
Estas definições me permitem tocar num ponto que nem sempre fica claro para as pessoas: se existe uma diferença entre inteligência e cultura/conhecimento, também existe diferença entre burrice e ignorância.
Ignorante: Diz-se de, ou pessoa que ignora, que não tem conhecimento de determinada coisa.
Burro é quem não tem inteligência, e ignorante é quem não tem conhecimento. Não saber é ignorância. Não saber, não querer saber e ter raiva de quem sabe já é burrice, estupidez da braba. Não se incomode se alguém te chamar de ignorante querendo dizer que você é burro. Você e eu somos ignorantes em vários aspectos e mais burro é quem fala uma coisa achando que está dizendo outra.
E o parentesco? Confesso: sou ignorante neste aspecto, mas escrever sobre isso é estimular a inteligência para o aumento da cultura. Da minha, a princípio, mas aceito companheiros nesta viagem.