Natália

Há alturas na vida em que devemos dizer ou fazer coisas e parar de as adiar, pois quando o quisermos pode ser demasiado tarde para viver.

Não sei se vais ler estas linhas, mas o que está nelas vão ser revelações que nunca fiz a ninguém, que guardei para mim anos e anos…

Por onde começar, minha querida e estimável Amiga?

Comecemos por onde tudo começou, num Outubro perdido de 1993, no meu primeiro dia de Ensino Superior, no primeiro dia que te vi e que nunca mais tirei os olhos de ti nos 5 anos que se seguiram…

Na altura tinha um feitio quase bipolar, isto é, tanto me dava facilmente com pessoas, como me fechava, dicotomia que me arranjou muito poucos amigas e amigos nos anos de curso.

Na altura tinha saído há pouco da tropa, e os ecos da violência em que fui treinado ainda estavam em mim, apesar de eu sempre ter sido um homem de paz.

Qualquer pequena adversidade fazia surgir no meu intimo um furacão, e só pessoas muito especiais sabiam lidar comigo, sabiam debelar a tempestade e dar-me a minha tão almejada paz.

E tu, sem me conheceres, foste das poucas pessoas que souberem lidar comigo, e talvez por isso tenha nascido algo em mim, e tornaste-te a minha paixão de curso…Impossível de concretizar pois tinhas um namorado que amavas e eu nem sequer me atrevi a aproximar-me de ti sem ser na qualidade de excelentes amigos em que entretanto nos tornámos, pois além das aulas partilhávamos a direcção da Comissão de Curso do nosso ano e que deveria organizar as festividades e eventos de cariz benemérito dos anos que estavam à nossa frente.

Eu sempre a fervilhar de ideias muitas vezes desorganizadas, tu com uma organização exemplar que punha ordem na minha cabeça e fazia com que estas se irmanassem com as dos restantes colegas, fazendo nascer os portentosos projectos que transformaram a nossa Comissão de Curso na melhor de sempre de uma instituição com mais de sessenta anos. Tu e a “Sapo” eram pois a minha ponte para um mundo com o qual estava aprender a lidar de forma ordeira e sem sobressaltos.

Tive várias paixões durante aqueles 5 anos, algumas delas bem físicas, mas tu foste a maior, pelo que eras e pela impossibilidade de te ter.

Ainda por cima, minha querida, nasceste no dia, no mês e no ano da nossa revolução, o dia mais feliz da vida da minha mãe, o ano da liberdade, o ano do princípio da vida de uma nova nação. Lembro-me de te ter dito numa data ocasião que nesse dia os teus pais tiveram duas prendas: a liberdade e tu, e tu sorriste quando te disse tal, sorriste de uma forma tão bela que ainda me recordo desse sorriso, apesar de terem passado mais de 13 anos.

Depois acabou o curso, ainda te vi mais uma vez numa festa de aniversário há demasiado tempo, mas tive sempre o cuidado de saber como andavas, até que há 6 anos o contacto terminou de todo.

E eu tenho tanto para te contar e que ficarias orgulhosa: em termos de amores continuo o eterno errante de afectos de sempre, à procura do amor da minha vida, se calhar impossível, o que não me impede de o procurar, pois como sabes sou um resistente, nunca deponho as armas, luto até ao fim, o que se calhar é a força da minha escrita, já me dou normalmente com todas as pessoas que vou conhecendo, sem convulsões e da forma harmoniosa impensável e mim, em termos de emprego achei finalmente o que procurava, em termos literários as coisas correm-me de feição, e lembro-me bem que eras uma das minhas mais assíduas das minhas leitoras, das minhas quase primeiras letras e fados. Mas o mais importante, é que a paz de que foste uma das pioneiras em mim foi conquistada, acabaram as tempestades e hoje sou por completo, por todo, um homem de paz, plena, radiosa, maravilhosa, e essa paz tem um dedinho teu, pois numa época de trevas, tu foste o início de uma luz que agora domina todo o meu horizonte, que faz de mim um homem imensamente feliz e o que faz de ti uma eterna amiga.

Não sei, como digo, se vais ler estas linhas, mas hoje com as maravilhas da internet há uma hipótese concreta de te fazer chegar estas linhas, que torno públicas, para que quem me leia saiba que tive e sinto ainda ter mais uma pessoa excepcional na minha vida, uma pessoa maravilhosa, uma verdadeira Amiga

Natália

Miguel Patrício Gomes
Enviado por Miguel Patrício Gomes em 30/09/2009
Código do texto: T1840309
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.