COOPER MATINAL

Quinta feira, 7 horas, lá ia eu fazendo a minha caminhada matinal, sempre na Avenida Bernardo Vasconcelos, na Cachoeirinha.

Cruzo pela madame com o seu casal de “poodles” paramentado, o macho de gravatinha azul e a fêmea de lacinho rosa na cabeça, ambos ostentando uma brancura imaculada e chamando a atenção de todos os passantes.

Um gaiato passa correndo, admira e fuzila:-

“- Aí, a cachorra tem telefone? ...” E prossegue, riso cínico no canto da boca. Desavergonhado!

A seguir, o velho risonho que me cumprimenta batendo continência. Deve ter sido militar, eu acho, observando o seu jeito de caminhar, como se estivesse marchando.

Defronte à padaria, dou uma parada e vou “pescoçar” as manchetes dos jornais do dia na banca instalada no passeio:- O “Galo” perdeu de 3 x 0 para o Santo André pela Copa Brasil (tadinho dele), o PMDB pressiona o governo Lula por mudanças na política econômica (tá complicado, né?), traficantes peitam a policia no Rio de Janeiro (só lá?), enfim, o noticiário de costume.

Vai juntando gente, chega um coroa fumando um cigarro fedorento, desses mata-ratos insuportáveis, o que me obriga a sair de lá antes do tempo imaginado. Detesto cigarro, coisa mais “demodé”.

Retorno ao calçadão, acelero o passo e vou ultrapassando varias pessoas:- duas jovens senhoras em animado bate papo, um rapaz “bombado” (esse levanta ferro, eu penso), um velhinho de bengala, arrastando os chinelos e observado pela sua acompanhante, o “Vovô” no seu passo cadenciado (meu amigo de infância, ele), o qual me dá um tapa no ombro dizendo:- “- Fala, Betinho!” e não sei quanta gente mais.

Chego até onde o canal reaparece, exibindo a água suja do córrego subterrâneo, vindo lá de cima da Avenida Antonio Carlos, faço meia volta no cruzamento com a Avenida Clara Nunes (quanta saudade da grande sambista), viro à esquerda, passo na “PAN-MEL” e me abasteço do pãozinho quente do japonês, cumprimento o “Seu” Mario e tomo o rumo de casa, já pensando na patroa e no seu gostoso café quente me aguardando.

Começa mais um dia de luta e esperança. Que Deus nos abençoe a todos, hoje, agora e sempre. Assim seja! ...

-o-o-o-o-o-

RobertoRego
Enviado por RobertoRego em 30/09/2009
Código do texto: T1839964
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.