FÉRIAS
Férias – tempo de descansar, passear, viajar. Quando criança era só Lagoa da Prata: primos, passeios na lagoa, pescar, jogar vôlei na praia; tudo de bom para realizar um sonho de criança.
Na adolescência o mesmo sonho: Lagoa da Prata. Só que outras aspirações: passeios de canoa com o namoradinho, o vôlei com o flerte e, à noite, numa cidadezinha ainda sem luz elétrica, hora dançante com um gerador conseguido pelo fã que gostava de agradar as meninas. O melhor era a volta, quando terminava a hora dançante. Sempre um céu muito estrelado; não havia luz alguma para disputar com as estrelas. Então de mãos dadas (era o máximo da intimidade) voltávamos bem devagar, contando estrelas, descobrindo planetas: Vênus, Marte, o Cruzeiro do Sul, o tercinho... Era tudo tão simples, tão santo... Oh! Tempo bom que não existe mais! Não se falava em droga, ladrão, assalto... Nada nos ameaçando naquela doce caminhada, à luz das estrelas, até chegar a casa. Tomávamos refrigerante, vinho e, para ficar alegrinha, vez ou outra uma dose de Cuba Libre.
Durante anos, época do trabalho, criar filhos, as férias eram uma só. Como morávamos longe da família, dividíamos: quinze dias com minha família, quinze dias com a família do marido. Não queríamos outra coisa, nem tínhamos dinheiro para grandes viagens. Mas... era uma festa: só família!
Depois os filhos cresceram, formaram, casaram, bateram asas. No entanto a vida se repete quando o que se viveu foi bom. Nas férias, todos distantes, querem voltar ao ninho. Ai, então, as férias da vovó é uma maravilha: filhos, noras, genros, netos! Como a casa fica alegre! Pena que acaba logo, o silêncio volta, a rotina... E o coração da vovó fica apertado, apertado. Mas, é a vida! Nada de tristeza! Sabe, agora, no momento, quais as férias do meu sonho? Não posso morrer sem realizá-lo. Ir para uma praia, alugar uma casa, e lá ficar pelo menos quinze dias, curtindo a família toda. Mas, não pode faltar ninguém! Todos os filhos, noras, genros, netas e namorados: aquele fuá! Se isso acontecer estarei completamente realizada, curtindo as férias que pedi a Deus.