DIA DAS CRIANÇAS

Dia das crianças... 12 de outubro ou todos os dias?

As crianças gostam de brinquedos, mas bem que gostariam que dentro dos pacotes viessem amor, carinho e respeito.

A criança é um ser em desenvolvimento e precisa muito da atenção e do cuidado dos adultos que são responsáveis por elas. Os pais não têm mais muito tempo para as crianças; precisam trabalhar, e as crianças aprenderão que também não vão ter que dá tanta assistência aos pais, se um dia for preciso, precisarão viver a vida delas.

Quando eu era criança, já faz um tempinho, não tinha esse apelo comercial que existe hoje. O rádio já existia e a televisão estava engatinhando. Mas eram coisas de rico.

Então, as brincadeiras eram peças de teatro á tardinha, pega-pega, correr na várzea, andar a cavalo, procurar ninhos de pássaros.

Hoje me preocupo muito, quais são os sentidos “embutidos” nos brinquedos oferecidos à criançada: jogos muitas vezes com conteúdos violentos, apelos constantes para que as crianças possuam cada vez mais brinquedos, que a cada dia faz alguma coisa a mais. Tudo tão descartável, que o que era interessante ontem, já não é mais hoje. Devemos ter cuidado com esse chamamento para o consumismo.

Porque sabemos que o que chamou mais atenção para o Dia das Crianças foi a promoção feita pelas fábricas Estrela e a Jonhson, no ano de 1960, para desencalhar seus produtos e ganhar mais dinheiro.

E o que dizer dos “apertamentos”? Que as crianças não têm espaços pra correrem, brincarem, se desenvolverem?

Os jogos, os games, a internet, a tecnologia é fascinante, mas devemos ter o cuidado para que nossas crianças não fiquem alienadas neste mundo virtual e o que aprendam aqui de bom seja para levar ao mundo real... O mundo nosso de cada dia! Que precisa cada vez mais de paz e amor.

TODO DIA É DIA DAS CRIANÇAS SEREM AMADAS, RESPEITADAS, CUIDADAS.

Júlia Teles

Julia Teles
Enviado por Julia Teles em 29/09/2009
Código do texto: T1838950
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.