Uga Uga – A linguagem dos inocentes na FÉ
O Cenário era de terror, parecido com um filme de suspense!
gente se agarrando em restos de madeira do navio que havia naufragado, outros quase já sem vida paralisados pelo tremendo frio, daquela água frigida e salgada do Mar!
Atônitos os marinheiros, soldados e prisioneiros se misturavam entre si e se tornavam do mesmo tamanho diante do assombroso desespero depois que o navio afundou.
Por fim, conseguiram chegar a uma Ilha salvos, não sabiam se agradeciam, por terem conseguido se salvar, ou se assustavam, pois a Ilha que estavam era totalmente desconhecida por eles e habitada por “bárbaros” , como eram chamados os nativos daquele lugar, pelo seu jeito desumano e isolado de viver.
O que acabei de dizer é um breve resumo de um acontecimento narrado pelo médico Lucas, no livro de Atos dos Apóstolos a mais de 2000 anos atrás, quando ele, (Lucas) juntamente com Paulo e outras pessoas, viajando pra Roma enfrentaram uma grande tempestade no mar, o navio não agüentou a pressão, afundou e eles foram parar em uma Ilha chamada Malta, ainda nessa época muito desconhecida e habitada por nativos.
Mas ao contrario do que se esperava, os nativos eram pessoas boazinhas e receberam muito bem os recém chegados em seu terreno!
Acenderam uma grande fogueira, aqueceram os visitantes, foram bastante amigos e hospitaleiros.
Mas quando Paulo (São Paulo), um dos viajantes, foi procurar gravetos, para alimentar mais a fogueira acesa pelos nativos, veio uma cobra fugindo do calor do fogo e picou sua mão!
Os nativos se assustaram, começaram a achar que a deusa justiça estava tentando castigar a Paulo e os problemas que vieram lhe acometer, como o naufrágio e agora a picada da cobra, era a vingança da furiosa deusa justiça! Para eles o fato de Paulo ter sido picado por um cobra venenosa, fosse um sinal que ele seria um homem do mal.
Esperaram então que Paulo caísse duro, ou que sua mão ficasse inchada.
Mas nada disso aconteceu, o veneno da cobra não fez efeito no braço do Apostolo, então os bárbaros mudaram radicalmente de opinião. Foram de 01 a 1000 em poucos minutos!
Agora, quando viram que a picada da cobra não afetou Paulo, começaram a aclamá-lo como um grande deus! Ou seja:
De um homem mal, sendo castigado por forças divinas, o Apostolo
Passou a ser rotulado como um deus!
Resumindo pra você: Os bárbaros daquela Ilha eram muito bonzinhos e cheios das melhores intenções, mas mudavam radicalmente todo o tempo de opinião, inconstantes acreditavam em tudo que viam e ouviam, porque eram pessoas boas, mas CHEIOS DE INFORMAÇÕES erradas! E eu disse tudo isso até agora só para chegar a essa conclusão com você:
Hoje na nossa sociedade religiosa temos um povo muito bom e com as melhores intenções, mas que tem informações muito distorcidas e por isso se iludem com facilidade e se apresentam espontaneamente a qualquer promessa que lhes aparecem!
Acreditam no que todo mundo diz, se entregam quase sempre ao engano da maioria! E por isso sofrem e se decepcionam muito! Principalmente na política e na religião, as pessoas que acompanham são as mais simples e inocentes como os nativos da nossa estória! Mas por causa do medo, da fragilidade e da vontade de vencer na vida se dão às fábulas e as mentiras pregadas em nome de Deus ou em nome de melhorias fantasmagóricas!
E por isso não saem do lugar!
O mundo está evoluindo muito, mas a linguagem do povão infelizmente continua sendo a linguagem do uga uga
Dos nativos bonzinhos, que buscam fazer a coisa certa, mas da maneira errada!
O nosso Pais principalmente é um lugar de muita superstição, onde os mitos de alastram com facilidade! Esse é o nosso pronto fraco!
E sendo assim, é fácil enganar as pessoas, pois elas geralmente carregam medo e ansiedade com abundancia o que as estimula a quererem uma solução imediata para seus problemas a qualquer custo.
E é nesse ponto que entram os manipuladores, aproveitam a fragilidade e abusam da inocência de um povo muito bom e hospitaleiro, mas que em muitos casos ainda precisam aprender o idioma da critica e da dúvida!
Acreditar em tudo que ouvir sem antes pesquisar e questionar é um grande problema!
Por isso termino aqui essa breve reflexão, te pedindo que renove a linguagem do seu conhecimento, nunca saia se entregando por ai! Principalmente na religião! Tem muita besteira sendo feita em nome de Deus! A sua fé não pode ser um meio de sustentar a avareza e a fome dos tarados por poder!
E a sua alma não pode ser cobaia dos sem alma que usam da fraqueza e simplicidade dos outros para fortaleceram os seus ninhos de mentiras e ostentações!
Aléquison Gomes