Hoje tive uma conversa séria com uma amiga. Como sempre, ela estava se lamentando, literalmente, chorando suas amarguras. Tudo bem, eu entendo, todos nós temos nossas dores. “Cada um de nós sabe onde é que o sapato aperta.” Porém, não seria o caso de olhar a vida com outros olhos? Trocar o sapato por outro que não aperte. Acredito que criamos expectativas exageradas a respeito das coisas e pessoas a nossa volta. Idealizamos, e quando as coisas não acontecem como esperamos, nos decepcionamos, e o pior, deixamos que a insatisfação tome o controle. Assim age a minha amiga, com uma freqüência muito maior que o normal.
  
    Analisemos a situação de minha amiga, professora aposentada, recebe duas aposentadorias e uma pensão, o que lhe dá condição de viver confortavelmente. Despesas diárias garantidas pode ainda passear, viajar, e, até mesmo realizar certos caprichos. Filhos criados, cada um seguindo seu caminho sem grandes atropelos, automóvel para ir e vir e casa própria. Uma vida invejável para a maioria dos brasileiros. E o que é melhor, tem amigos e família, pessoas que se preocupam e cuidam de seu bem estar.  Entretanto, vive choramingando.  Não é feliz. Por quê? Simplesmente porque quer o que não pode ter. Idealiza ilusões, cria grandes expectativas em direções erradas, e conseqüentemente, sucumbe ao peso dos dissabores.
   
   Não me conte seus dissabores, conte as suas bênçãos. Isso mesmo, não me fale de suas dores e problemas. Dor tem remédio, problemas têm solução. São tantas as razões para sorrir, olhe a sua volta. Acontece que não vemos, não temos tempo para isso, perdemos o nosso tempo em lamentações. Fala sério! Tem coisa mais chata que uma pessoa que está sempre chorando, reclamando e se fazendo de vítima?
  
   Conte as suas bênçãos, valorize o lado bom de sua vida. Isto é o que te manterá de pé, forte e imponente diante das adversidades. O sucesso foi feito para os vitoriosos, e estes, não param no caminho para se lamentar. Eles se levantam depois de cada tombo e se agarram ao que têm de melhor, força, garra e coragem.

    Não me conte seus dissabores, conte as suas bênçãos.

   Ser feliz é uma questão de ponto de vista.


Wanderley Andrade
Enviado por Wanderley Andrade em 29/09/2009
Reeditado em 03/10/2009
Código do texto: T1837418
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.