A grande árvore

A grande árvore

Hoje me deparei com a ignorância da humanidade. Mergulhados em um lago negro, da hipocrisia. Vivemos em mundo regido pela ganância, ódio, roubo e discórdia.

Esquecidos que somos como uma fábrica, onde muitos sentimentos trabalham, ou tentam. São eles: Tolerância, paciência, esperança, inteligência, desejos, amor próprio, humildade, alegria, tranqüilidade, bondade, solidariedade, coragem, sensibilidade, sonhos e o grande chefe é o amor. Um complementa o outro. Como em um jogo, uma dessas peças movidas altera todo o seu sentido. Todos esses “trabalhadores” precisam estar em harmonia, como em uma grande orquestra onde o maestro somos nós. Se faltar um desses funcionários o “projeto” não sai. Então, essa fábrica não progride. E sem o progresso, sem expectativas de futuro, apenas vegeta.

Notei que o mundo esta se tornando um imenso buraco. As cidades cada vez maiores; onde existia o céu não se pode mais vê-lo, sem árvores sem flores. Cada ser humano se torna mais um rosto na multidão. As pessoas já não são mais educadas o bastante para se cumprimentarem, esboçar um sorriso.

Mergulho em meu desespero. Uma angustia frenética. Obcecada saio pela rua, como se fosse um felino a procura de alguma presa. Sem resultados volto para a casa.

Levo o dia como se tudo estivesse normal. Mas por dentro estou agindo maquinalmente. Tudo parece previsível, as conversas, as obrigações, deveres... Até mesmo os telejornais e novelas também o são. Tento fugir da realidade. Apego-me a ilusão, um delírio. E tento me convencer de que se tornar um adulto não deixa o coração imune...

Ah! Como é bom ser criança, inocente... Que sorri espontaneamente.

Em um sorriso movimentamos 28 músculos, mandamos mensagem ao cérebro que estamos alegres, transmitimos as pessoas ao nosso redor bom humor e rejuvenesce. Ao franzir a testa movimentamos 32 músculos, e não nos trazem nada de bom. Se sorrir faz tanto bem por que o economizamos? Sorrimos quando estamos felizes. Felicidade é um estado de espírito. Por onde anda o nosso “espírito”? Algo dentro de mim pulsa, lateja, não querendo acreditar que os meus semelhantes não passam de egoístas medíocres a procura de júbilo e aplausos no imenso palco, da então, chamada vida. Falsos e amadores atores!

Nesses meus devaneios, uma imagem formou-se em minha mente, me acalmado e dizendo para não ser tão dura. Na minha mente em um canto escuro, á tempos ignorada, notei que, quando Lázaro morreu; Jesus chorou era seu amigo. Jesus quando carregava a cruz, alguém também o ajudou e Deus o abençoou como um amigo!

Como em um flash, recordei que você, meu amigo, já me impulsionou, uma vez, quando eu achava que a vida não tinha sentido.

Parei por um momento e refleti. Descobri que nem tudo está perdido... Ainda nos resta a esperança. Comecei a olhar o mundo por outro ângulo e fiz uma descoberta impressionante.

A verdade é que achamos que podemos viver por nos mesmos, que não precisamos de ninguém. Quando é muito o contrario. Já nascemos aptos para nos relacionarmos, desde cedo precisamos de alguém, que nos afague, nos conforte com palavras carinhosas, simples, puras e repletas de amor. Percebi que o tempo, a amizade, sabedoria e o amor são peças chaves para uma vida sem egoísmo. Podemos mudar o mundo e a maneira como o enxergamos e a distância que devemos percorrer está dentro de nós. Basta dar o primeiro passo.

Em um passe de mágica o meu humor mudou, e com ele a minhas perspectivas diante das coisas também. É bom ter amigos! Pessoas em quem confiar e aprender. Melhor que isso é ser amigo de alguém!

Existem pessoas que apenas passam por nossas vidas, mais nos marcam para sempre dando-nos a alegria, pelo simples fato, de ter cruzado o nosso caminho. Outras pessoas permanecem ao nosso lado, vendo os dias no calendário passarem e as fases da lua. E outros que apenas acompanham os nossos passos.

Em mundo cético, preciso me apegar nessa coisa misteriosa desacreditada e quase impossível que é a amizade verdadeira. Uma amizade leal e justa, mesmo não tendo ouro a oferecer. Esta amizade que quando encontrada torna tudo mais simples, rico e belo.

Nesse estágio, um cometa percorre meu corpo, se alça ao céu como uma estrela que se amplia ao espaço. Concluo que, se tivermos um amigo, a família que Deus nos permitiu escolher, seremos imensamente recompensado. Eles são como grandes árvores plantadas no jardim da vida. Cada folha representa um amigo, formando um círculo na natureza, carregada de frutos. Uma dádiva!O mundo pode ser um jardim, e está repleto de flores e botões que ainda não desabrocharam.

2008

Alexandra Dias
Enviado por Alexandra Dias em 27/09/2009
Código do texto: T1835235
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.