ROTINA

Detesto rotina!

O simples fato de escrever esta frase que tantas vezes repeti em minha vida, já me incomoda, porque fatalmente ela está se transformado em rotina.

Fazer sempre a mesma coisa, falar com as mesmas pessoas, ir aos mesmos lugares, ter horários e métodos, a mim soa como entediante e até frustrante.

Meu sogro é o típico exemplo de rotina com prazer. Sem nada a acrescentar, a modificar, a elaborar, a melhorar, ele simplesmente faz sempre o mesmo, do mesmo jeito, na mesma bat hora, no mesmo bat canal.

Na sua juventude ousou, foi músico, foi viajante, namorou, experimentou, criou.

Quando sentiu que era chegada a hora de casar e viver uma vida "regrada", convenceu-se que dali em diante nada mais mudaria em sua vida.

Trabalhar pela manhã, almoçar, trabalhar a tarde, assistir TV, dormir, e no dia seguinte retomar sua sequência pré determinada.

Hoje, com 82 anos, tem hora para acordar, tomar o café da manhã, vestir-se, almoçar, jantar e tomar banho. Não se separa de seu relógio por nada, resiste a sair de casa se está chegando a hora de executar uma de suas tarefas, não admitindo tolerância nem ao menos de alguns minutos.

Estabeleceu um calendário que deve ser seguido à risca para atividades corriqueiras, como barbear-se ou ir ao banco.

Um método e uma rotina! (Ele até estipulou um número de voltinhas que a colher deve dar na xícara, para temperar seu chá, não os das cinco, mas precisamente os das 22:15 horas, todas as noites...)

Exageros a parte, há pessoas que não se sentem confortáveis quando não realizam suas tarefas diárias sempre da mesma forma. Incomodam-se com mudanças e até as temem.

Sentem-se inseguras, receosas de desvincularem-se da sua "confortável" rotina.

Trabalhei com algumas assim, que tremiam a cada anúncio de uma reformulação nos métodos de trabalho, quando surgia um curso de reciclagem ou ainda quando eram transferidas de área ou de local de trabalho.

Eu gostava, ah um desafio!

Pessoas novas, ambiente novo, algo novo para aprender, para ensinar...

Mudança de casa? De bairro? De cidade? Que ótimo!

Mudança no visual? Cabelo? Cores das roupas? Uniforme? Hum! só na primeira semana.

Mudança de paradigmas? Difícil! Mas perfeitamente possível.

Mudança de vida? Criança? Solteira? Casada? Mãe? Industriária? Bancária? Professora? Aposentada? Por que não, desde que não seja aposentada da vida!

Quero mais, que venham as mudanças!