APARÊNCIAS !


    Tive a oportunidade de conhecer uma mulher surpreendente. Surpreendente em todos os sentidos, a começar pela idade, exatamente 80 anos. 
    O que era mais surpreendente é que quem a visse de perto, como aconteceu comigo, seria incapaz de adivinhar que aquela risonha senhora teria mais que sessenta anos.
     Além de ter uma conversa agradabilíssima, de ser extremamente inteligente e perspicaz, me proporcionou um enorme prazer durante o tempo em que esteve comigo e se querem saber, nem vi o tempo passar. 
    Continuando a me surpreender, ao se despedir ela me deu seu cartão e então, pude constatar que ela era simplesmente a presidente ou proprietária de uma grande rede de lojas. Ao acompanhá-la até o estacionamento do local em que estávamos, vi que ela se dirigiu a um carro simples, desses chamados populares e econômicos e saiu toda feliz , ela mesma dirigindo sem nenhum outro acompanhante . 
     O incrível desse encontro, aliás ocasional, foi que ela estava vestida com uma calça jeans limpa, mas um pouco surrada e com uma dessas blusas que qualquer mulher esperta consegue comprar com toda facilidade numa loja de pechinchas. 
    Tinha a aparência bem cuidada, maquiada discretamente e me jurou que nunca tinha feito nenhuma plástica, pois achava tal procedimento simplesmente ridículo. 
    Interessante como a vida nos proporciona surpresas incríveis e admiráveis. Eu passei bom tempo conversando com uma milionária , a verdadeira simplicidade em pessoa, e jamais poderia imaginar que estava ali , ao meu lado, uma mulher riquíssima que não deveria ter nenhum problema em se vestir e se calçar com roupas de grife, mas no entanto, estava ali circulando na maior naturalidade como se fosse uma cidadã comum. 
    E aí fico pensando como o ser humano é especialista em julgar e condenar as pessoas pela aparência. Quantas vezes , e eu mesmo já fiz isso, não damos atenção a uma pessoa só pelo simples fato dessa pessoa estar vestida modestamente, com toda simplicidade. 
    Entretanto, olhamos de forma diferente e muitas vezes até procuramos chamar a atenção daqueles ou daquelas que estão vestidas com esmero, com roupas e sapatos caríssimos e, no caso das mulheres, bem semelhantes a uma árvore de natal , tamanha é a quantidade de joias, quinquilharias e penduricalhos que exibem. 
    Também interessante e lamentável como somos tratados de maneira discriminatória quando vamos a certos lugares, pretensamente chiques, vestidos de jeans e tênis. 
    Fico me perguntando por qual motivo o ser humano tem esse péssimo hábito de julgar as pessoas, que são seus semelhantes, pelo que elas vestem e exibem .
    Aliás, tratando-se de aparências tenho um certo cuidado ao tratar com pessoas extremamente vaidosas, dessas que são escravas da beleza artificial e do status enganoso. Como são vazias ! Como são ocas !
    Lembrando do quanto algumas pessoas se escravizam pelo status e pela aparência, certa vez fui a o sepultamento da mãe de um grande amigo, num desses cemitérios cujos túmulos são todos iguais e cujo local mais parece um grande jardim. 
    Buscando consolar meu amigo, enquanto aguardávamos a hora da despedida final , ficamos caminhando pelas veredas daquele verdadeiro parque, que era cercado de árvores e flores lindíssimas. 
     Qual não foi nossa surpresa e decepção quando percebemos que numa determinada lápide estava gravada em letras douradas..: ”Fulano de Tal, Professor , doutor, médico, cientista e figura destacada na sociedade...” . 
      Ficamos pasmos com o que tínhamos lido e, sem entender e ainda perplexos com tamanha demonstração de vaidade pós morte, fomos parar nos fundos de um grande galpão , onde homens uniformizados faziam uma exumação.
A forma como jogavam aqueles ossos e restos de roupas num simples carrinho de mão também nos chocaram. 
    A conclusão que chegamos é que aparências são apenas aparências. O que vale realmente são os atos das pessoas, a caridade que prestam enfim, o bem que proporcionam a outras pessoas, aos seus semelhantes.
    De que adianta , em vida, ficarmos nos prendendo a aparência sofisticada e na maioria das vezes falsa e artificial para no fim, acabarmos como aqueles restos mortais jogados num carrinho de mão, como se fossem sobras de uma feira livre ?
Só queria entender.....


                                  *********





(.....imagem google.....)

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 27/09/2009
Reeditado em 19/02/2013
Código do texto: T1834496
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.