Salvas da Perfeição

"...é difícil se sentir confortável debaixo da minha própria pele.." Autor Desconhecido.

Existe um desconforto de urticária debaixo da pele, é uma quase infecção da perfeição que atinge todas as camadas sociais femininas. Elas gastam tudo que tem, e não tem em cosméticos, cirurgias plásticas, algumas radicais, e são as criticas mais cruéis de si mesmas diante do espelho.

As mulheres estão cada vez mais preocupadas em serem super-mulheres por fora, talvez porque esse mundo competitivo que estamos machuca tanto nossa sensibilidade que não nos sentimos a vontade de seremos mulheres por dentro o tempo todo. Ser mulher é ser sensível, emocional, explosiva, passiva, amável, meiga, amiga, feliz. Mas a competitividade acirrada do mercado de trabalho entre homens e mulheres nos obrigou a lidar com a competição, que sempre foi um natural masculino, e para competir acabamos matando algumas essências femininas, que não são fragilidades, são os pontos fortes de ser mulher.

Li uma reportagem sobre as mulheres estarem envelhecendo e ficando infelizes. Teria destino mais miserável do que esse? Seria a nossa necessidade de perfeição lutando contra a gravidade e marcas da vida? Seriam os 40 com cara e corpo de 20? Seriam todas as dietas acumulando frustrações de falta de chocolate por anos? Esse mundo esta cada vez mais asfixiante para seres sensíveis, e as mulheres são a multidão de sensibilidade da terra que esta se perdendo. É a incapacidade de manter a mente feminina saudável diante de apelos desleais e exigências sem fim, essa mente tóxica de ser Madonna pra sempre, de ser linda a todo o momento, deixa a mulher por dentro cada vez mais feia, desumana, irreal, insatisfeita, inatural, infeliz.

Não sou adepta a métodos masoquistas de beleza, nem nunca fui. Não estou fazendo apologia ao desleixo e relaxo total com a aparência. Mas ainda acho lindos cabelos naturalmente grisalhos, marcas na pele, marcas de vida, mulheres que dão risada alto no trabalho, não julgam umas as outras por tudo, choram durante uma briga porque nesse choro encontram sua força, não se rendem a rótulos. Acredito que um pequeno grupo de mulheres ainda sejam livremente destemidas dessa doença infecciosa da perfeição, que finda em uma dureza de coração, falta de relacionamentos sadios, e termino em solidão quando chega ao óbito da alma.

Alias
Enviado por Alias em 25/09/2009
Código do texto: T1831651
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.