Estado de graça

Nas aulas de catecismo diziam que através da Eucaristia ficaríamos em estado de graça. Aos sete anos de idade eu não fazia a menor idéia do que isso podia significar, é evidente. E ninguém explicou. Vestida de branco, com uma vela na mão, fiz minha primeira comunhão. Só mais tarde, bem mais tarde, comecei a entender um pouco melhor...

E entendi também que estado de graça pode acontecer em outras situações no decorrer da vida. Quando conseguimos vencer um grande desafio. Quando alguma coisa muito boa acontece inesperadamente. Quando nos emocionamos até as lágrimas em momentos de intensa felicidade.

Outro dia, usei a expressão ao falar do nascimento dos meus filhos. Dar a luz nos deixa assim mesmo, de boca aberta, a babar diante daquela criança gerada por nós. Até parece milagre. Sabemos que não é, mas que parece, parece.

Estar em estado de graça significa viver um momento de euforia em que tudo nos é favorável. É quando uma alegria imensa toma conta de nós, e nos faz sentir tão leves, como se os pés mal tocassem o chão. É quando a felicidade é tanta que temos a sensação de estar flutuando.

E então eu volto ao começo, para dizer que acredito, sim, que nisso tudo está a preciosa contribuição do dedo de Deus.