A ÚLTIMA LIÇÃO





A maior angústia do ser humano é a consciência da morte. Reconhecer-se finito. Entretanto, o que fazer quando o fim é anunciado?


O nome dele é Randy Paush. Um homem ainda jovem, 47 anos, casado, três filhos, professor reconhecido em uma universidade americana. Em 2006 recebeu o diagnóstico de câncer no pâncreas. Prognóstico: a doença avançaria para o estágio terminal em poucos meses.


Alguns médicos preferem dizer a verdade. O paciente teria, assim, o direito a decidir sobre sua vida quando "nada mais dá certo".  E para Randy Paush, a verdade nua e crua foi dita.


O que ele faria antes do adeus?


A resposta pode ser encontrada em sua última lição. Nascia um "hit" da internet: o vídeo da palestra intitulada  "A Lição Final". Diante da proximidade da morte este professor americano decidiu celebrar a importância da vida e deixar uma aula para os filhos. Ali, Paush discorre sobre seus sonhos de infância.

 
Você pode interpretar o comportamento de Randy Paush de inúmeras formas. Desde a absoluta negação a entrar em contato com a raiva e tristeza, pelo que acontecia em sua vida, com prazo de validade determinada pela doença, até uma demonstração extrema de amor ao sentido da existência. E se quiser classificar o que ele diz em sua palestra como "auto ajuda" é um direito.
 

O que mais despertou minha atenção foi a ação no lugar da inércia ou revolta. Ele enfrentou com os olhos bem abertos e cabeça erguida seu destino, deixando o legado de sua força para três crianças, uma companheira e inúmeros alunos. Além de tantas pessoas tocadas pelo exemplo deste homem que superou a si mesmo.
 

Quando nada mais deu certo, sua última lição foi o amor à vida.





(*) Imagem: Google (*) Randy Paush faleceu em 25 de julho de 2008


http://www.dolcevita.prosaeverso.net

Dolce Vita
Enviado por Dolce Vita em 23/09/2009
Reeditado em 23/09/2009
Código do texto: T1826744
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.