UM BASTA Á IGNORANCIA ( do liberalismo ao esclarecimento)

Quando decidimos viver em sociedade, o fizemos no intuito de preservar o que conseguimos com o esforço de nosso trabalho, ou seja, a fim de garantir a propriedade privada. Embora tenhamos abdicado nosso direito de vingança (fazer justiça com as próprias mãos), em favor do Estado, não perdemos nossa liberdade.

É a idéia de liberalismo de John Locke, que fundamentou o capitalismo, sistema que vivemos hoje. Para John Locke, o trabalho dignifica o homem, que tem direito a usufruir dos frutos desse trabalho, com o Estado interferindo minimamente. E o que significa o Estado interferir minimamente?

A obrigação do governo é fornecer o que é básico para a sobrevivência do ser humano; saúde, educação e segurança. Para tal, é justo que contribuamos financeiramente a fim de custear tais gastos estatais, pagando impostos conforme o que ganhamos. Acontece que por essa intervenção ser mínima, a saúde, educação e segurança são precárias, e nada é feito para que melhore, pois a intenção é, se você quer tudo isso de qualidade, utilize de meios privados. Pague por uma boa educação, por um bom amparo médico, para ter segurança, pois de outra forma, o Estado não estaria cumprindo sua obrigação fundamental, que é nada mais que manter a propriedade privada.

E por que não nos ensinam isso em muitas das nossas escolas publicas? Por que não vemos documentários ou reportagens sobre isso em canais de TV aberta de alcance nacional? Porque nossos mesmos antepassados que de comum acordo decidiram viver em sociedade, estabelecendo essas e outras regras, também estabeleceram que nós temos total direito a insurreição. Temos o direito de organizar revoltas, de optar por mudanças, de desfazer o sistema quando não o acharmos mais conveniente, quando encontrarmos uma forma melhor de se viver.

A população brasileira, assim como a população de diversos países subdesenvolvidos sofre por que seus governantes, e as grandes personalidades sabem tanto essas quanto outras verdades, e assim, podem modificar e omitir o sistema, pois aprenderam a manipular o povo através da ignorância. Quando você não conhece seus direitos você se cala, não vai a luta, não reclama, você se aquieta, o que é “perfeito.”

Os colégios públicos estão cada vez mais relapsos, com professores desmotivados, com pouca cobrança, e as faculdades estaduais e federais, aumentando cada vez mais o padrão, fazendo com que o pobre tenha sempre menos oportunidade de crescimento, cortando todas as vias de conhecimento e esclarecimento. E quem é que vai cobrar os colégios pelo descaso estudantil? A maioria de nossos jovens que dependem de um estudo publico, vêm de famílias que não tiveram estruturação educacional. Desvalorizam o conhecimento, se contentam com pouco. Quantos jovens sonham com uma carreira, dependendo de uma faculdade publica, sabendo que são as melhores e mais valorizadas, e ouve dos próprios professores; “você não vai conseguir, é muito difícil um aluno de colégio publico passar”. E como passará se não são ensinados, se tantas vezes não tem aula, se recebe um resumo de tudo o que deveriam saber?!? Um professor, de um colégio particular de Curitiba, disse a seus alunos, “vocês estão sendo educados para serem chefes.” É exatamente essa diferença no sistema de educação que faz o filho do chefe ser o chefe de amanha, e o filho do empregado, continuar como empregado.

Então chega o fim de semana, em que famílias que se matam em um trabalho alienante a semana inteira, ligam a televisão, e recebem seu pacote de entretenimento alienatório dominical! Jornais manipulados, programação manipulada, estamos revivendo a época do pão e circo, e depois não entendemos o motivo de tanta desigualdade social.

Nossa ignorância chega a tal ponto, que alem de não reclamarmos nossos direitos, não revolucionarmos coisa alguma, não valorizarmos o estudo, ainda destruímos o pouco que temos com atos de vandalismo! Coisas pelas quais, pagamos muito caro.

Nosso problema é que nós nos contentamos com muito pouco, uma cachacinha aqui, um futebolzinho ali, e uma vida miserável pelas próximas gerações. Até nossas “manifestações artísticas” tem nos manipulado. Por que não há cesura pra letras de musica que falam em violência e drogas, por que conquistamos o direito à liberdade de expressão? Não, porque é conveniente infundir na cabeça do jovem da periferia que ele não pode ter sucesso na vida, então sua única opção é beber, se drogar e entrar pra vida do crime.

Enquanto estamos parados, curtindo nossa ignorância, nossos filhos estão sendo mortos pela policia, nosso dinheiro está sendo desviado para paraísos fiscais, e nós cada vez mais pobres, mais roubados, mais miseravelmente enganados. Até quando vamos nos calar? Até quando preferiremos continuar vivendo no escuro?

Vamos parar de levar pra casa o lixo que nos dão na rua, e abrir nossas mentes. Vamos ensinar aos nossos jovens a importância do conhecimento, e não desestimulá-los. Vamos atrás de informação, e aprender a questionar. O Brasil pode mudar, cabe a nós exigirmos essa mudança.