Galinhas e a vida "nada fácil" !

Bichos são muito importantes para a humanidade.Tristes dos seres humanos,alguns especialmente não fossem seus animais de estimação!Conheço gente que tem medo de tudo que é tipo de bicho,até de pelucia!

Minha família tinha mais o que fazer,e não criaram em meus irmãos ou em mim,qualquer medo por animal.E era comum as pessoas assustarem as crianças mais levadas com "o cachorro vai te pegar!" "o bicho papão vai te levar..." (Que bicho era este,afinal de contas,ninguém nunca soube me dizer a sua espécie!)

Na casa da minha avó havia cachorros.Um de cada vez,e todos ganhavam o nome de Bob.Assim,não perdia tempo escolhendo nome.Vinha e era Bob.Pronto!Mas eles eram bravos,como tinham que ser os cães de guarda.E não podiam ser amigáveis e nem ligavamos muito para eles.

Levei umas duas mordidas para entender isto...

Um dia,minha avó ganhou uma pequena galinha.Era uma carijó.

Marrom,amarela,preta e branca.Já era velha e a vizinha não queria matá-la.Assim,para impedir que o marido fizesse dela a galinhada de domingo,preferiu doá-la a minha avó.Minha irmã e eu recebemos mais uma,entre tantas tarefas que já tínhamos:cuidar da galinha!

A galinha era foda!Fugia sempre que podia,não raro nos fazendo ir na casa dos vizinhos pegá-la nos finais de tarde ,pois as cercas eram de madeira ou só arame farpado,o que facilitava o trãnsito da bandida.

E,de repente,a "Cózinha",como a batizou minha avó,sumiu por semanas.Descobrimos que começou a colocar ovos...em cima de uma árvore!Um belo dia,meu irmão varria o pátio quando caiu um,dois pintinhos em sua cabeça!A vizinha que deu a galinha,quando soube se espantou e disse para minha avó:-"Mas é um fenÔNIMO!A galinha é muito velha,Dona Nora"!´

-'Deve ser,mas os galos da vizinhança não acharam!"E elas riram,numa piadinha que a gente não pegou,porque a vida sexual das galinhas não era do nosso entendimento!

Encantados,descobrimos o paradeiro da Cózinha e sua ninhada,o alto do tronco tinha um pequeno buraco,onde ela fez o ninho.Tiramos ela de lá e começamos a cuidar dos pintinhos,eram três.Dois ovos ainda não tinham sido rompidos.Como toda criança curiosa,resolvemos terminar de chocar os ovos,já que a Cózinha estava mais interessada nos pintinhos já nascidos.

Usamos uma caixa de sapato,lâmpadas e garrafas com água quente no meio de paninhos,no maior cuidado para a vó não descobrir,pois não contamos para ela dos ovos.Revezávamos o cuidado,mas não sabíamos a quanto tempo a galinha tinha posto estes ovos.E o ciclo de nascimento destas aves é de 21 dias!

Numa tarde de chuva,a vó tinha saído e fomos verificar a tal de caixa e um ovinho começava a se abrir!E contemplamos maravilhados o espetáculo da vida iniciando.Descobri que a galinha tinha um biquinho extra,na ponta do outro para romper a casquinha do ovo,e que o pintinho nasce com a plumagem molhada.Ficamos apaixonados pelas,

avezinhas: uma carijozinha todo pintadinha e uma amarelinha...Antes de coloca-los com os outros,cada um recebeu um nome,mesmo a gente não sabendo se eram menina ou menino: Paloma,o amarelinho, e Jorge o carijozinho!

O que aprendemos sobre galinhas vale por uma faculdade de veterinária!Elas comem de tudo,até sapos e pequenas cobras.Prá

mim estes bichos são até autistas,sem noção,sem limite,sem censura...Correm muito rápido,sem direção certa,e entram em casa sem permissão!Comem todas as plantas sem deixar raíz e cagam em todo lugar!

Ficam caladas até colocarem o ovo,no maior segredo,e então,o bicho idiota sai cantando alto anunciando,pode?São bichos tolos,possíveis de serem "pescados com um grão de milho atado em um barbante",se deixam apanhar fácil e tem muitos inimigos por isto,desde ratos até aranhonas!Um horror!

Claro,o pior inimigo era a minha vó nos domingos,quando SEMPRE comíamos galinhas com massa e salada de maionese!O terror começava cedo,com ela querendo pegar as aves e a gente espantando para "salvar" as que mais gostávamos.

E nada de desperdiçar comida,assim,chorando comíamos os "amigos e simpáticos afilhados",(alguns confesso mais que sabororos) senão,o chinelo ou castigo vinha com certeza!

E também,não se pode confiar muito nelas...

Paloma virou um galo tri forte e Jorge uma carijozinha como sua mãe!Ficaram confusas as pessoas que viam a gente chamando o galo daquele jeito!Resolvemos trocar,e talvez porisso era um galo tão furioso e de maus bofes!Agredia todo mundo,só era possível descer ao pátio com um guarda-chuva aberto na direção dele,era pior que os Bobs da casa!Foi difícil ele aceitar a troca de nomes, e apesar de machão,já estava acostumadinho com "Paloma!"....

Brigeth
Enviado por Brigeth em 22/09/2009
Reeditado em 03/08/2014
Código do texto: T1823972
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.