EDUCAÇÃO NO BRASIL: Momento Atual

No Brasil, a Educação recebe dos governos um tratamento inadequado, onde o descaso, a incompetência administrativa e a total falta de planejamento, tornam muito difícil iniciar qualquer discussão sobre o tema sem associar tais elementos negativos. Os poderes executivos e legislativos perdem-se em questões burocráticas, inoperantes, que muito pouco contribuem para um aprimoramento e modernização dos métodos a serem empregados na construção de uma nova Pedagogia. Como aluno da graduação do curso de Pedagogia, sinto que existe, em nossos mestres, a disposição em mostrar caminhos novos, novas idéias a serem aplicadas ao longo do nosso exercício profissional, no futuro, só que ao nos formarmos e entrarmos para o trabalho efetivo em nossa profissão, nos depararemos com um certo ranço de coisa imutável, traduzido pelo acomodamento daqueles que, veteranos em seus conceitos, não permitem que o “novo” transite em busca de um possível aprimoramento. Diante de tantos entraves, não surpreende a precariedade institucional de uma Educação atrelada às batalhas travadas em conflitos de vaidades e vorazes apetites direcionados às impunidades dos cofres públicos que tanto alimentam a corrupção e o abandono das necessidades básicas de escolas, professores e alunos.

Contudo, saindo um pouco do negativo, a “luz no fim do túnel” ainda está longe de ser um trem. Iniciativas estão sendo tomadas em muitos níveis, nesse processo. Para citar alguns exemplos, temos hoje uma nova visão no que se refere a enfrentamento de questões como o “bullyng”, antes desapercebido e ignorado na comunidade escolar; a inclusão social se dando através da interação de alunos com necessidades especiais às turmas de níveis fundamentais, médios e universitários; escolas estão sendo receptivas a outras alternativas educacionais, algumas um tanto ousadas, mas sempre reformadoras na busca de soluções práticas e verdadeiras. Vemos então, que não existem apenas ações desfavoráveis, estamos num momento de mudanças, transições, e isso implica na absorção de novos e salutares hábitos, agentes nesta transformação

Dentro deste quadro, com a visão de quem está chegando a esta área, posso afirmar que a solução pode ser mais simples do que pensamos. Da vida, trazemos a lição que é muito importante nos aliarmos às causas positivas e construtoras, deixar-nos cercar por pessoas que realmente se interessem e atuem a procura destas práticas inovadoras e possíveis. Se um pequeno galho, na sua fragilidade, se quebra facilmente ao torcê-lo, por certo, muitos adquirirão a consistência de barras de ferro e se tornarão impossíveis de vergar.

Assim devemos agir, nos unindo para fortalecermos nossas concepções e conceitos. O sucesso da empreitada depende de seus agentes construtores e transformadores e é preciso que se dê a eles, amplas condições para a abertura das estradas que nos levarão por vias sólidas de uma Educação baseada em realidades adequadas ao nosso desenvolvimento.

O que nunca deve ser esquecido, ou mesmo deixado de lado, é a importância vital de nosso papel na formação de crianças, jovens e mesmo adulto, mas principalmente dos pequenos que por nossas mãos, ingressarão ao mundo das letras, dos números, dos livros e que caberá a nós conduzi-las, despertando suas curiosidades, esclarecendo suas dúvidas e tornando o ato de estudar, um momento agradável, sadio e rico em alegria. Isso depende de nós porque ao fechar a porta da sala de aula e ficar frente a frente com a turma, este momento mágico, essa interação professor/aluno será com certeza a base no erguimento pessoal de cada um.

J Manssur Sapag

J Manssur Sapag
Enviado por J Manssur Sapag em 21/09/2009
Código do texto: T1821989
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.